5 estratégias para avançar em direção a uma economia circular

Hoje, a maior parte do que é produzido vai para aterro depois de usado. Com recursos finitos, preços de commodities voláteis e crescentes regulamentos de desperdício zero, a pressão está sobre as empresas para começarem a pensar de forma diferente.

À medida que os conceitos de economia circular continuam ganhando impulso, levando as empresas a pensar além do modelo atual de “pegar, fazer e descartar”, quem está apenas começando no mundo da circularidade, pode não estar claro exatamente como começar e qual é o objetivo final.

Muitas organizações podem estar encontrando dificuldades sobre o assunto e sem fazer nenhum progresso, especialmente quando conversam com diferentes grupos de partes interessadas em sua organização ou quando procuram colegas em seus setores.

A circularidade pode parecer uma meta final impossível, mas existem estratégias para ajudá-lo a iniciar e avançar em direção a uma economia circular.  E é isso que iremos mostrar para você neste post. مراهنات سباق الخيل

Compreendendo a economia linear tradicional x a economia circular

Para entender as diferentes estratégias da economia circular, primeiro você deve entender o modelo atual de produção, consumo e descarte. Este modelo tradicional foi denominado economia linear.

A economia linear nasceu da revolução industrial e impulsionou um tremendo crescimento econômico global. No entanto, esse desenvolvimento foi baseado na conversão inabalável do capital natural do mundo em bens materiais, o que potencialmente implica no esgotamento de longo prazo de nossos recursos naturais.

Por outro lado, a economia circular busca remediar esse desequilíbrio, mantendo nosso capital natural em um ciclo extenso – e idealmente sem fim.

Os produtos manufaturados são reparados, reprocessados e reciclados para que os materiais básicos possam ser reutilizados. Muitas pessoas pensam no exemplo clássico do “jeans” quando pensam na economia circular.

Neste exemplo, um par de jeans é feito com materiais de origem sustentável e um processo de design eficiente. O jeans é alugado pelo consumidor – ou seja, ele usará o jeans pelo tempo que quiser e, quando terminar, o devolverá para ser reciclado.

O algodão e os materiais usados nos jeans serão reciclados e reaproveitados. Prolongar a vida útil do produto cria empregos, e energia, recursos e resíduos são conservados para manufaturar algo novo.

Estratégias de negócios de economia circular

Embora o exemplo do jeans pareça um sistema ideal de circularidade, é apenas uma estratégia e pode não ser prático para todos os tipos de negócios. Empregar uma das cinco estratégias de negócios da economia circular listadas abaixo pode apresentar uma série de novas oportunidades para o seu negócio.

#1 Produto com serviço

Esta estratégia se concentra no aluguel de acesso a uma solução, em vez de vender a propriedade de um produto. Os serviços podem reduzir a volatilidade dos custos e criar relacionamentos mais ativos com os clientes.

#2 Inteligência incorporada (Embedding Intelligence)

Uma empresa com esta estratégia de negócios circular incorpora tecnologia em seus materiais ou produtos para reunir dados do usuário para melhorar a experiência do cliente.

#3 Extensão da vida útil do produto

Essa estratégia ajuda as empresas a estender a vida útil de seus produtos para garantir que eles continuem úteis. As organizações garantem que um produto seja usado pelo maior tempo possível e evitem aterros sanitários reparando, remanufaturando ou fazendo remarketing de materiais.

#4 Escolha inteligente de materiais

Uma estratégia de negócios circular que leva em consideração o tratamento do fim da vida útil de um produto ao escolher os materiais pela primeira vez. Uma empresa que usa essa linha, por exemplo, escolheria matéria-prima reciclados, recicláveis ou biodegradáveis ao projetar seu produto.

#5 Ciclo fechado / Pegue de volta

Os negócios que seguem esta estratégia de economia circular fornecem um serviço para coletar produtos antigos ou usados e recuperar o valor dos materiais por meio da reciclagem ou reutilização para fazer novos produtos.

Circularidade não é um círculo perfeito

Este conceito pode exigir uma mudança de paradigma no pensamento sobre como um modelo de negócios pode e deve operar, já que a reestruturação da estratégia corporativa para abraçar totalmente a circularidade poderia forçar uma reconsideração de vários aspectos do modelo de negócios de uma empresa, incluindo design, fabricação, distribuição, uso e descarte à disposição fim da vida.

As empresas devem repensar como suas cadeias de suprimentos podem ser organizadas para reduzir o risco. À medida que a sustentabilidade e a gestão ambiental recebem mais atenção dos acionistas, clientes e da sociedade em geral, a indústria pode se adaptar aproveitando a circularidade para capturar maior valor de materiais e produtos e eliminar resíduos.

Não é uma abordagem de “modelo único”

Não existe uma abordagem única para todos para alcançar a circularidade. É um processo contínuo, exclusivo para cada organização, que continuará crescendo e melhorando ao longo do tempo. A circularidade não acontece da noite para o dia.

Cada empresa terá seu próprio caminho, que começa com a decisão de seguir uma estratégia de negócios circular, afastando-se de uma economia linear tradicional.

Leia mais: Economia circular: como é seu funcionamento 

Categorias

SOLUÇÕES INTELIGENTES PARA RESULTADOS TRANSFORMADORES

Transformação digital para negócios que visam alta performance.

Recent Posts

Você conhece a Codex?

Inscreva-se em nossa newsletter

E receba conteúdos exclusivos diretamente
na sua caixa de entrada.