Codex desenvolve plataforma de investimentos para o Governo Federal

Com o objetivo de levar maior visibilidade para as oportunidades de interesse público no Brasil, o Ministério da Economia e o Banco Interamericano de Desenvolvimento lançaram, no dia 09/05, a plataforma Monitor de Investimentos, desenvolvida pela Codex.

A plataforma apresenta dados históricos e projeções de investimentos nos principais setores da economia, iniciando por aqueles mais regulados, bem como projetos em planejamento e execução pelo governo federal.

“Além de ser uma ferramenta de transparência, o Monitor é um catalisador dos potenciais econômicos sustentáveis do Brasil, funcionando como uma vitrine de oportunidades de investimento e do avanço das capacidades do país. Sua evolução passará pela inclusão de dados em nível subnacional, expandindo o uso desta potente ferramenta com olhares regionais”, destaca Ana Flávia Prado, Coordenadora do Escritório de Projetos da Codex.

Como a plataforma pode ser utilizada pelos estados e municípios?

A ferramenta, que tem apoio financeiro do governo do Reino Unido, permite a consulta de informações sobre as projeções de investimentos setoriais e sobre a sustentabilidade em projetos de destaque na economia brasileira.

Pelo monitor, é possível ver o histórico e as projeções de investimento do país em nível federal dos where to buy androgel seguintes setores:

  • Transporte e logística;
  • Telecomunicações;
  • Energia;
  • Saneamento;
  • Mobilidade urbana.

O Monitor é uma base de dados não exaustiva, porém em constante evolução, que permite acesso a um hub centralizado dos projetos em andamento ou em prospecção, além de tendências gerais de investimentos no país.

A plataforma auxilia projetos brasileiros voltados ao desenvolvimento sustentável

O Monitor de Investimentos conta também com um dispositivo para avaliação da sustentabilidade em projetos de infraestrutura, cuja metodologia é baseada no Marco da Infraestrutura Sustentável do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e alinhada com as principais referências mundiais, como os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, o Acordo de Paris, iniciativas do G20 e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

A ficha define atributos de sustentabilidade para as dimensões econômico-financeira, ambiental e de resiliência climática, social e institucional e é aplicável a todas as fases do ciclo de vida dos projetos.

“Esta ferramenta foi construída para estimular a maturidade dos projetos de infraestrutura brasileiros, aumentando sua atratividade e seu potencial de captação de investimentos sustentáveis, uma necessidade urgente no combate às mudanças do clima e uma das grandes tendências de alocação inteligente de capital para o desenvolvimento”, observa a Coordenadora do Escritório de Projetos da Codex.

Codex comprometida com agendas de desenvolvimento sustentável no Brasil

Para Ana, o Monitor de Investimentos é uma grande oportunidade para a Codex colocar em prática sua missão e ainda poder auxiliar o Brasil a se tornar referência em economia de baixo carbono.

“Usamos nossa inteligência e nosso comprometimento com o negócio do cliente para impulsionar agendas de desenvolvimento e sustentabilidade. Trata-se de um projeto estratégico para o governo, pioneiro na reunião de informações de investimento na infraestrutura nacional de forma tão abrangente.

É também a oportunidade de estruturar para o Brasil a metodologia do BID para avaliação da sustentabilidade em projetos de infraestrutura, uma ferramenta de grande relevância para impulsionar o país a se tornar referência no desenvolvimento sustentável e como economia de baixo carbono”, destaca.

O projeto do Monitor de investimentos foi iniciado em julho de 2020, e foi construído na plataforma Esri, usando o ArcGIS Experience Builder e componentes de desenvolvimento que potencializaram a performance da solução.

Conheça a plataforma, acesse aqui

Categorias

SOLUÇÕES INTELIGENTES PARA RESULTADOS TRANSFORMADORES

Transformação digital para negócios que visam alta performance.

Recent Posts

Você conhece a Codex?

Inscreva-se em nossa newsletter

E receba conteúdos exclusivos diretamente
na sua caixa de entrada.