Comunicação da Codex amplia conhecimento em marketing digital

Atualmente, em plena transformação digital, todos os setores de empresas precisam estar em constante atualização – a área da comunicação corporativa em especial, pois a tecnologia trouxe uma nova forma de relacionamento entre clientes e colaboradores.

Na Codex essa já é uma realidade. No dia 29/08, a Designer Gráfica Lisandra Drower, participou na Amcham, do evento sobre Geração de Conteúdo para diferentes canais, com Robinson Friede – Head of Demand Generation na Resultados Digitais.

Vamos saber um pouco mais sobre isso? Siga a leitura!

A resolução não está boa, mas dá para ter uma ideia do trabalho imenso que necessita um marketing digital bem estruturado e da equipe que ele demanda.

A conversão dos meios de comunicação para o digital

Na oportunidade, Robinson comentou sobre os meios de comunicação, que convergiram para web – televisão para Netflix, músicas em CD para Spotify, entre outros produtos on demand

“Tornar sua empresa um veículo de comunicação é uma necessidade cada vez maior. Você tem que responder a pergunta do usuário”. Ou seja, deve haver uma plataforma da empresa em que haja conteúdo relevante para o público. 

O ideal é que haja uma conexão entre todas as plataformas da empresa, pois isso gera conteúdo relevante para diferentes públicos, analisando qual rede é mais adequada para cada caso. No evento, foram apresentados cases como da empresa EndeavorTastemade e Ricardo Amorim (influenciador no LinkedIn), mostrando seus números das redes sociais.

Importância da jornada do consumidor

No que se refere à jornada do consumidor, Robinson comparou o antes da internet com o que devemos fazer atualmente. Foi dito que é preciso influenciar 60% da decisão de compra antes da ação definitiva. سباق خيل

Sobre marketing de conteúdo, Robinson afirmou que um anúncio que interrompe seus outros acessos na web (como banners em sites de terceiros ou mesmo um anúncio no YouTube), não é uma boa prática, por isso é necessário gerar um conteúdo que atraia, gere conexão (1º parte do funil de marketing), relacione (2ª parte do funil de mkt), que dê e receba atenção (2ª e 3ª partes do funil de mkt). É preciso gerar a percepção de valor da empresa com conteúdo relevante, em que o usuário descubra por quê ele precisa do seu serviço.

Sobre marketing B2B

Sobre marketing B2B (business to business) e B2C (business to consumer), Friede afirma que independente de empresas, quem faz o contato é pessoa para pessoa, e isso deve ser levado em consideração – é necessário o contato mais humanizado em todos os setores. 

Importância da criação e segmentação da persona

Para a definição de campanhas, o palestrante afirmou que é imprescindível a criação de personas, estas baseadas nos clientes, para não acabar com a vontade de fazer algo para todos e não atingir público algum. 

Não se pode enviar um mesmo e-mail marketing para um executivo sério e um jovem descolado – são personas diferentes, com linguagens e necessidades diferentes. É preciso segmentar cada ferramenta para cada persona. لربح المال  

Para isso, é necessário analisar características físicas, psicológicas dos atuais e potenciais clientes (existe também a persona non-buyer, que é quem não compra, onde você pode identificar o porquê de ela não comprar seu serviço e fazê-la virar uma persona buyer), pois hoje só idade e gênero não nos dizem nada ( pode haver um homem de 50 anos com os mesmos hábitos de um de 25). 

A partir daí, é preciso pensar que tipo de assunto ele poderá se interessar dentro do setor da empresa. Ideias para a construção de persona: nível de instrução, preferências, consumo de conteúdo on e offline, o que ela compra, sonhos e medos (ele deu um exemplo aqui de que professores que tinham medo de perderem seus empregos para o meio digital, o serviço oferecido foi em cima disso, mostrando que a web poderia ser um complemento para eles).

Inbound Marketing

Nessa área, é preciso começar uma estratégia de Inbound da seguinte forma: pelo funil, apresentar conteúdos para os 3 níveis. 

  • No primeiro, estudar os interesses da persona após gerar conteúdo a ela;
  • No segundo, mostrar o que podemos fazer por ela;
  • No terceiro, passar mais para estratégias de venda mesmo, demonstrando o produto e condições. 

Devemos utilizar diversos tipos de mídia que se conectem, produzindo conteúdo de qualidade adequado para cada rede.

Meios de investir no conteúdo: marketing in house entende melhor do negócio; agência de Inbound entende do negócio de forma menos envolvida, mas mais estratégica/profissional; serviço de produção de conteúdo (freelancers).

Quanto à geração de leads, ela acontece com mais frequência por meio de  webinars, cursos online e lives. Compartilhar conhecimento hoje gera engajamento e retorno financeiro. روليت اون لاين É necessário pensar da seguinte forma: e se a marca fosse um amigo e não uma empresa? Como seria a conversa? Qual seria o tom? Foi apresentado o case da marca Reserva, do blog Revista-se, com histórias de empresários que relacionam a marca, geram conteúdo relevante para o blog, vestindo-os com a marca.

Para finalizar, foram apresentadas 5 dicas, relacionadas abaixo:

É necessário ter um plano editorial, não ficar esperando que as redes sociais levem o usuário para o blog ou site.

É indispensável manter uma frequência e relevância nas postagens. Orienta a utilização de memes, desde que dentro do contexto e da persona.

“A mídia paga na Resultados Digitais hoje gera 40% da meta mensal de atingimento da empresa. O e-mail marketing ainda funciona, mas é necessário tomar cuidado com as personas, pois, após três e-mails recebidos e não abertos por um usuário, o sistema entende que ele é um lead desengajado e, quanto mais leads desengajados, maior a chance de o e-mail cair no spam de todos os outros”.

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