ESG e a economia circular: como chegar a uma sociedade zero desperdício?

Para os familiarizados com os conceitos de desperdício zero, há poucos argumentos sobre os benefícios de se buscar uma economia circular que reduza o desperdício e valorize mais as matérias-primas que usamos. 

No entanto, para os menos familiarizados, seus princípios podem parecer irrealistas, inalcançáveis ​​ou simplesmente inacessíveis – uma verdade inconveniente para qualquer pessoa entusiasmada com o desperdício como uma oportunidade em vez de um fardo.

O resultado final, entretanto, é que não podemos chegar nem perto de alcançar uma sociedade de desperdício zero sem a participação de uma massa crítica da população global. 

Mas como isso acontece em um mundo onde existem milhões de prioridades diferentes competindo por nossa atenção? Como podemos fazer com que as pessoas se interessem pelo desperdício zero quando o consumismo é rei? Como podemos motivar aqueles que nada sabem sobre desperdício zero a fazer mudanças benéficas em seus hábitos de compras e estilo de vida?

Neste artigo, mostraremos como o desperdício zero é muito mais do que simplesmente “fazer a coisa certa”, e por que todos podem se beneficiar de uma estrutura ESG projetada para construir um mundo mais saudável e ambientalmente consciente. 

ESG para as pessoas

Sabemos que o desperdício zero não é um esforço do tipo tudo ou nada, e estimular as pessoas a fazerem até mesmo mudanças incrementais, como reduzir o desperdício de alimentos e a compostagem, pode ter um impacto positivo. 

No entanto, também sabemos que a transição para uma sociedade de desperdício zero exige mais de nós do que uma mudança em um nível individual. Não importa o tipo de trabalho árduo que desenvolvamos em casa, há atores que têm responsabilidades ainda maiores. موقع بوكر

O resultado final é que pouco progresso pode ser feito se nossa reciclagem for mal administrada ou se as empresas continuarem a fabricar produtos que são quase impossíveis de reciclar. 

E quanto aos hábitos das organizações que patrocinamos e de seus fornecedores? Como podemos comprar com confiança nas empresas para fornecer produtos e serviços éticos e ambientalmente corretos?

É aqui que o investimento ESG  entra em jogo.

ESG (ambiental, social e governança) é um conjunto de padrões para avaliar a gestão corporativa sobre como ela integra as questões sociais e ambientais, às estratégias de negócios. Esses padrões são usados ​​por potenciais investidores que buscam empresas socialmente e ambientalmente sustentáveis ​​para investir. كيف تربح المال من الانترنت مجاناً

No entanto, as empresas ESG também oferecem um marcador confiável para consumidores, funcionários e parceiros, oferecendo um conjunto quantificável de padrões que promovem conceitos de desperdício zero e economias circulares. 

Resumindo, ESG é um padrão que qualquer empresa que se autodenomina como sustentável deve se empenhar em desenvolver.

Compromissos da estrutura ESG

A estrutura ESG reconhece as empresas que atendem às métricas de desempenho relacionadas aos seus três compromissos:

  • Ambiental para mitigar as mudanças climáticas e aumentar a sustentabilidade; 
  • Seu compromisso social com a defesa dos direitos humanos para funcionários, populações locais e cidadãos globais; 
  • E seu compromisso de governança corporativa com fatores como estabilidade financeira, igualdade no local de trabalho e transparência.

Fica claro, então, que a estrutura ESG é abrangente e de longo alcance, com benefícios que vão além do financeiro. Na verdade, ela tem o potencial de revolucionar as práticas de negócios desde o início, proporcionando mais equidade e sustentabilidade para todas as partes interessadas.

Em busca de uma sociedade de desperdício zero

Mas como exatamente essa consciência aprimorada da responsabilidade ambiental corporativa pode levar à realização de uma sociedade de desperdício zero? Uma resposta é a economia circular.

Esforçar-se para minimizar o desperdício e ver o material no final de seu ciclo de vida como um recurso útil e potencial de entrada, em vez de lixo indesejado, é uma grande mudança na forma como nossa economia funciona, que pode ser uma mudança inteligente para as empresas e dar passos enormes em direção a uma sociedade de desperdício zero.

Por exemplo, a Plant Chicago trabalha para criar empregos e impulsionar a economia local usando conceitos circulares que consideram o lixo um recurso valioso. Aumentando a conscientização e a educação, ao mesmo tempo em que oferece habilidades práticas para cidadãos e pequenas empresas por meio de workshops e outros eventos, a Plant Chicago transforma a teoria do desperdício zero em resultados reais para toda a cidade.

Benefícios de uma economia com zero resíduos

As vantagens de incorporar o desperdício zero e os princípios circulares em um sistema já são claros para muitas comunidades e empresas que começaram a fazer mudanças. E depois de lidar com o aumento da gestão de resíduos e questões de saúde pública, os governos também estão começando a perceber a importância de se tornar ecológico ao legislar sobre coisas como responsabilidade ampliada do produtor. لعب الروليت  

Mudar para sistemas circulares que facilitam o desperdício zero nos níveis mais altos é vital porque, no momento, é realmente difícil para os cidadãos comuns fazerem as escolhas certas, mesmo que queiram. 

O ESG busca resolver esse problema garantindo práticas comerciais sustentáveis ​​e transparentes que possam ser medidas e relatadas, transferindo o fardo da “escolha sustentável” do consumidor, funcionário, investidor ou outra parte interessada, de volta às mãos do produtor – ou de forma mais sucinta, o criador de resíduos.

No entanto, isso não significa que os esforços para encorajar as pessoas a fazerem mudanças em um nível individual sejam em vão. Aumentar a conscientização sobre os conceitos de desperdício zero e economia circular é vital para manter a pressão sobre os produtores. 

O resultado final é que à medida que mais pessoas exigem sustentabilidade de empresas e governos, torna-se mais provável que mudanças significativas aconteçam mais cedo ou mais tarde.

Conheça a B2i: a plataforma de atratividade de investimentos da Codex

Categorias

SOLUÇÕES INTELIGENTES PARA RESULTADOS TRANSFORMADORES

Transformação digital para negócios que visam alta performance.

Recent Posts

Você conhece a Codex?

Inscreva-se em nossa newsletter

E receba conteúdos exclusivos diretamente
na sua caixa de entrada.