ESG e ODS: conexão pela sustentabilidade

Em 2015, a ONU definiu um ambicioso plano de 15 anos para abordar algumas das questões mais urgentes enfrentadas pelo mundo a partir da adoção de Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS). 

Eles representam um plano ambicioso para o crescimento econômico inclusivo até 2030 e foram desenvolvidas com contribuições de empresas, universidades e organizações sem fins lucrativos de todo o mundo.

Além disso, em 2006, foram incorporadas as questões ESG (ambientais, sociais e de governança) nos Princípios de Investimento Responsável das Nações Unidas (PRI), e com isso, os investidores alinharam melhor seus interesses e estratégias com os objetivos mais amplos da sociedade e definiram o tom para a integração do investimento ESG. 

No entanto, apesar dessa resposta estimulante do mercado, muitas vezes a participação e as ações corporativas ficam aquém do compromisso com essas duas siglas, e é sobre essa integração de metas ODS e ESG nos negócios, que vamos abordar nesse post.

ESG e ODES: quais são os obstáculos?  

Providencialmente, em 2015 o cenário global de investimentos passou por uma mudança pragmática com o advento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. 

Com eles, foi possível que  investidores e o setor privado entendessem e abordassem os desafios urgentes de sustentabilidade relativos a seus modelos de negócios, ao mesmo tempo em que cumpriam seus deveres fiduciários.

Argumenta-se que tanto os investidores quanto as empresas enfrentam obstáculos no pensamento e na direção para promover sua utilização de capital para mudanças sociais e ambientais impactantes. رهان كرة القدم  

Como dimensionar ODS e ESG?

Embora o investimento ESG tenha pavimentado o caminho para transformações de mercado aceleradas e para melhor, uma lacuna tangível tem sido observada de forma consistente entre as oportunidades de investimento em potencial e sua realização.

Apesar de sua aceitação global e relevância inegável, muitos stakeholders ainda buscam respostas para as perguntas sobre qual é o caso de investimento dos ODS? Se e como eles podem impactar as estratégias de investimento, respostas corporativas, ação política e, mais importante, como as estruturas existentes de investimento ESG podem ser dimensionadas para atender às novas metas globais de desenvolvimento sustentável

Conheça algumas formas de aplicação na sequência do artigo.

ESG e ODS: como aplicá-los na estratégia de investimento?

Os ODS descrevem as principais áreas de impacto e oferecem uma estrutura prática para complementar e apoiar as considerações ESG, que devem fazer parte da metodologia de pesquisa dos investidores. 

Em outras palavras, os ODS ajudam a incorporar a aceitação de investimento baseado em ESG, ao mesmo tempo em que permitem seu alcance mais amplo nos círculos corporativos. Mas afinal, como aplicá-los?

Aceitação universal e escalabilidade

Os ODS foram formulados para trazer um consenso global sobre os desafios sociais e ambientais urgentes e abrangentes, o que os torna universais na aplicação e escaláveis no contexto, para avaliar o impacto das estratégias de investimento ESG.

Os investidores têm demonstrado enorme apoio aos ODS investíveis, aumentando o alcance de sua carteira de investimento responsável e buscando interseções com os objetivos e suas metas correspondentes. بوكر عربي  

Por meio do mapeamento dos ODS e considerações ESG existentes, direcionando o fluxo de capital para um impacto positivo e mensurável e conduzindo o comportamento comercial responsável das empresas, os investidores estão se esforçando para dar um contexto mais amplo aos seus compromissos de negócios atuais. 

Existe uma relutância e incapacidade que podem ser atribuídas à falta de clareza sobre as consequências financeiras e a mensurabilidade do progresso diante de informações limitadas sobre um critério de investimento concreto vinculado aos ODS. 

No entanto, um envolvimento ESG bem administrado e bem compreendido no lado corporativo pode ajudar os investidores a alinhar suas decisões de investimento em direção a objetivos ODS mais amplos e canalizar suas finanças para áreas com relevância de ODS.

Macro e micro relevância 

Os ODS são considerações universais inevitáveis ​​que afetam todos os países e setores, pelo menos no nível macro financeiro. Os investidores com carteira altamente diversificada e de longo prazo apresentam elevada exposição ao risco generalizado, conforme articulado em cada objetivo de desenvolvimento, concentra essencialmente empresas e outras entidades corporativas. 

Portanto, os investidores desempenham um papel essencial na formação de negócios, mercados e economias sustentáveis.

É a esse respeito que as considerações ESG podem oferecer uma nova lente estratégica para visualizar e avaliar as decisões de negócios sob o cenário liderado por ODS.

No nível macro, a vinculação dos ODS às considerações ESG existentes servirá como um meio de comunicação comum para moldar e articular o processo de tomada de decisão de negócios e as estratégias de investimento. 

As metas ODS podem ser um ponto de referência para lidar com a incerteza no tempo e na extensão da internalização de riscos e realização de oportunidades, um dilema persistente enfrentado por investidores em todo o mundo. 

Além disso, eles têm o potencial de fortalecer as estruturas ESG existentes enquanto permitem um reflexo de riscos regulatórios, operacionais e éticos financeiramente materiais nas contas de negócios das empresas, é claro em um futuro previsível.

No nível micro, os grandes gestores de recursos e demais agentes do mercado financeiro, em prol do investimento responsável como os Princípios do Investimento Responsável (PRI) acreditam que seus investimentos em empresas e outras entidades ou instituições têm potencial de lucratividade de longo prazo apenas quando são orientadas a contribuir para o desenvolvimento de sociedades e sistemas financeiros justos e sustentáveis. 

ODS e ESG juntos orientam novos modelos de negócios

Embora os ODS sejam mais temáticos do que corporativos por natureza, eles ajudam a alinhar as considerações ESG específicas do setor e da empresa com metas sociais e ambientais mais amplas. 

Uma abordagem de negócios que somam ODS e ESG levará as empresas a direcionar sua atenção para fatores financeiros e não financeiros, como governança corporativa, pegada ambiental direta e indireta, questões de direitos humanos e muito mais, que podem ajudá-los a manter uma licença social para operar e também facilitar uma transição para uma postura bastante ativa na adoção de novos modelos de negócios por meio de estratégias disruptivas ou de realinhamento.

Essencialmente, será uma oportunidade para as empresas concentrarem seus esforços para atender aos seus próprios objetivos financeiros, ao mesmo tempo em que possibilitam o cumprimento dos ODS.

Captura de dados e conexão 

Uma realização bem-sucedida dos ODS requer uma resposta sistêmica que fundamente mudanças transformadoras no conhecimento, habilidade e arranjos institucionais para atender todos os setores da sociedade. E, este é essencialmente um processo altamente intensivo em dados, tanto a nível macro (global) como micro (empresa / setor). افضل موقع العاب اون لاين

Frequentemente, a falta de dados e a transparência insuficiente sobre o desempenho ESG das empresas são citadas como uma barreira importante para decisões de investimento progressivas e impactantes. 

Uma vez que as empresas fornecem informações insuficientes sobre seu desempenho ESG aos investidores, eles são obrigados a fazer perguntas direcionadas que são projetadas para destacar os riscos e oportunidades inerentes aos negócios da empresa, o que pode potencialmente ajudá-los a alcançar um desempenho de negócios sustentável. 

Portanto, as decisões de investimento baseadas em ESG levam à criação de valor de longo prazo para os negócios e a sociedade. Consequentemente, ele traça uma conexão direta com o conceito dos ODS de criação de “valor compartilhado” que representa um encontro construtivo entre o potencial do mercado, as demandas sociais e a ação política para uma abordagem sustentável e inclusiva para o crescimento econômico.

Saiba como chegar à Maturidade ESG: como conquistá-la?

Categorias

SOLUÇÕES INTELIGENTES PARA RESULTADOS TRANSFORMADORES

Transformação digital para negócios que visam alta performance.

Recent Posts

Você conhece a Codex?

Inscreva-se em nossa newsletter

E receba conteúdos exclusivos diretamente
na sua caixa de entrada.