GIS: como usar em projetos de cidades inteligentes

O conceito de cidade inteligente (smart cities) está se desenvolvendo muito rapidamente em todo o mundo, porque fornece um ambiente digital abrangente que melhora a eficiência e a segurança dos sistemas urbanos e reforça o envolvimento dos cidadãos.

A concepção baseia-se na utilização de dados geoespaciais relativos ao ambiente construído das cidades, ao meio natural e aos serviços urbanos. A implementação bem-sucedida de um projeto de cidade inteligente requer o desenvolvimento de um sistema digital que possa gerenciar e visualizar as informações em um ambiente amigável.

O sistema de informações geográficas (GIS) oferece recursos avançados e fáceis de usar para projetos de cidades inteligentes. Este artigo mostra como um GIS pode ajudar e descreve seu uso na construção de um modelo de grande escala de cidade inteligente.

O que é uma cidade inteligente?

O conceito de smart cities começou nas décadas de 1960 e 1970, quando o US Community Analysis Bureau começou a usar bancos de dados, fotografia aérea e análise de cluster para coletar informações, recursos diretos e relatórios de emissão para direcionar serviços, mitigar desastres e reduzir a pobreza. Isso levou à criação da primeira geração de cidades inteligentes.

Uma cidade inteligente usa uma estrutura de tecnologias de informação e comunicação para criar, implantar e promover práticas de desenvolvimento para enfrentar os desafios urbanos e criar uma infraestrutura unificada tecnologicamente habilitada e sustentável.

A inteligência de uma cidade é determinada usando um conjunto de características, incluindo:

  • Uma infraestrutura baseada em tecnologia;
  • Iniciativas ambientais;
  • Transporte público eficaz e altamente funcional;
  • Planos de cidade confiantes e progressivos;
  • Pessoas capazes de viver e trabalhar na cidade, utilizando seus recursos.

O sucesso de uma cidade inteligente depende do relacionamento entre os setores público e privado, já que grande parte do trabalho para criar e manter um ambiente baseado em dados está fora da competência do governo local. Por exemplo, câmeras de vigilância inteligentes podem precisar de informações e tecnologia de várias empresas.

Além da tecnologia utilizada por uma cidade inteligente, há também a necessidade de analistas de dados para avaliar as informações fornecidas pelos sistemas de cidade inteligente para que quaisquer problemas possam ser resolvidos e melhorias encontradas.

Qual o objetivo de uma cidade inteligente?

O principal objetivo das smart cities é otimizar as funções da cidade e promover o crescimento econômico e, ao mesmo tempo, melhorar a qualidade de vida dos cidadãos usando tecnologias inteligentes e análise de dados. O valor está em como essa tecnologia é usada, e não simplesmente na quantidade disponível.

Uma cidade inteligente visa desenvolver um sistema abrangente que usa por exemplo, dados geoespaciais para melhorar a compreensão de sistemas urbanos complexos a eficiência e a segurança desses sistemas.

Esses dados geoespaciais dizem respeito:

  • Ao ambiente urbano construído, como infraestrutura, edifícios e espaços públicos;
  • Ao ambiente natural, como biodiversidade, espaços verdes, qualidade do ar, solo e água;
  • E aos serviços urbanos, como transporte, resíduos municipais, água, energia, saúde e educação.

A tecnologia emergente permite que as cidades tenham uma gestão mais ágil que melhora a qualidade de vida dos cidadãos, aumenta o desenvolvimento econômico, melhora a atratividade da cidade e reforça o envolvimento dos cidadãos no governo.

Como o GIS promove os projetos de Smart Cities?

A implementação de projetos de cidades inteligentes é baseada em uma série de etapas, incluindo a construção do modelo digital urbano, coleta de dados usando a camada de sensoriamento, análise de dados, visualização interativa de dados e controle do sistema.

O GIS fornece a geolocalização e as características (atributos).  A tecnologia GIS é geralmente usada para a construção do modelo digital de componentes horizontais urbanos, como redes, instalações de transporte e ambiente natural.

Fornecendo uma ferramenta poderosa para a construção do modelo digital urbano com dados georreferenciados e a visualização desses dados em um ambiente amigável.

Portanto, uma vez que os projetos de cidades inteligentes são baseados na coleta, análise, compartilhamento e visualização de dados relativos a sistemas e serviços urbanos, o GIS fornece capacidades robustas para uma implementação bem-sucedida.

Conheça o melhor em tecnologia de Sistema de Informações Geográficas para seu projeto aqui

Categorias

SOLUÇÕES INTELIGENTES PARA RESULTADOS TRANSFORMADORES

Transformação digital para negócios que visam alta performance.

Recent Posts

Você conhece a Codex?

Inscreva-se em nossa newsletter

E receba conteúdos exclusivos diretamente
na sua caixa de entrada.