Como a tecnologia GIS pode ajudar a combater as mudanças climáticas?

GIS e mudança climática

Os desenvolvimentos na ciência da informação geográfica (GIS) transformaram a forma como os pesquisadores em uma variedade de campos coletam e analisam informações sobre as mudanças climáticas e o mundo ao nosso redor.

Os cientistas obtêm informações valiosas em áreas como geologia e meteorologia reunindo dados de sensoriamento remoto e implementando ferramentas geoespaciais. Essa possiblidade é particularmente importante no estudo das mudanças climáticas globais.

Os cientistas atribuem as transformações climáticas a problemas como eventos extremos, aumento do nível do mar e derretimento de geleiras à emissão de dióxido de carbono e outros gases de efeito estufa na atmosfera.

O nível em que o ambiente será afetado pelas transformações no clima é denominado vulnerabilidade. Nesse sentido, a tecnologia GIS tem muito a oferecer para mitigar os efeitos e até prevenir e gerar alertas para possíveis catástrofes ambientais, e é isso que iremos mostrar a seguir. Acompanhe!

O QUE É GIS?

GIS significa Sistemas de Informação Geográfica e é uma ferramenta baseada em computador que examina relações espaciais, padrões e tendências na geografia. Os Sistemas de Informações Geográficas (GIS) armazenam, analisam e visualizam dados para posições geográficas na superfície da Terra.

Dados sem referência espacial não fornecem contexto geográfico. E sem ele, não podemos entender completamente o mundo em que vivemos hoje. É por isso que precisamos de GIS e entender como isso está causando um impacto substancial em nossas vidas diárias (que talvez você nem perceba).

COMO O GIS ATUA SOBRE OS PONTOS VULNERÁVEIS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

À medida que continuamos a enfrentar as repercussões das mudanças climáticas, o GIS será uma ferramenta crítica para fornecer dados em tempo real em emergências. Governos podem implantar os serviços necessários durante desastres naturais usando drones para mapear incêndios florestais e pontos quentes ou drenar águas de enchentes para proteger vidas humanas mostrando para onde a água precisa ser direcionada.

As futuras inovações do GIS podem incluir a integração de realidade aumentada (AR) para visualizar planícies geográficas inteiras ou planos de manutenção interativos orientados por dados com GPS de alta precisão em um telefone ou tablet.

Leia também: Dados GIS: democratização e transparência para o desenvolvimento sustentável 

A integração de GIS com (internet das coisas) IoT para coleta de dados baseada na comunidade evoluirá. Por exemplo, à medida que mais casas instalam sensores de qualidade do ar, esses dados podem ser compartilhados e usados por planejadores de cidades, agências de saúde pública e empresas para direcionar o fornecimento de filtros de ar ou a distribuição de máscaras N-95 durante a temporada de incêndios florestais.

GIS CAPACITA PARA A INOVAÇÃO

O software de mapeamento GIS oferece aos usuários acesso a ferramentas poderosas para criar mapas e adicionar elementos como texto, imagens e vídeo. Particularmente em conjunto com aplicativos oferecem infinitas possibilidades de coleta e visualização de informações espaciais e personalização de mapas. Os usuários criam projetos para:

  • Destacar a demografia de uma região;
  • Rastrear a disponibilidade de recursos naturais ao longo do tempo;
  • Fazer um gráfico do crescimento das culturas e capturar evidência de doenças;
  • Demonstrar como as mudanças nas condições ambientais afetam a preservação de um sítio histórico.

Montar mapas com flexibilidade e para diversos fins, tem um impacto crescente na vida cotidiana, influenciando o progresso na infraestrutura de cidades inteligentes. Com amplos dados de localização, agências governamentais e empresas privadas podem fornecer serviços com mais eficiência e criar estratégias de desenvolvimento sustentável.

Mapas personalizados podem ser aplicados a projetos de realidade aumentada que fornecem aos usuários, detalhes úteis vinculados a um local específico.

Todos temos a responsabilidade de contribuir para um futuro melhor para nosso planeta e nossas comunidades. Praticar a gestão ambiental e atualizar a infraestrutura é importante, mas existem inúmeras outras maneiras de fazer uma diferença positiva com os dados – especialmente quando se trata de gerenciar e proteger os recursos naturais.

A tecnologia GIS fortalece todos esses esforços. A inovação e o investimento contínuos no desenvolvimento dessa tecnologia incrivelmente produtiva são ótimos para todos.

Conheça nossos projetos GIS! Fale com um de nossos consultores!  

Categorias

SOLUÇÕES INTELIGENTES PARA RESULTADOS TRANSFORMADORES

Transformação digital para negócios que visam alta performance.

Recent Posts

Você conhece a Codex?

Inscreva-se em nossa newsletter

E receba conteúdos exclusivos diretamente
na sua caixa de entrada.