Modernização e inovação na gestão pública do Rio Grande do Sul

A modernização e inovação trazida pela gestão pública do Rio Grande do Sul já pode ser acessada a partir da plataforma IEDE-RS (Infraestrutura Estadual de Dados Espaciais do Rio Grande do Sul) – entregue na quinta-feira, dia 15/08 pela Codex Remote ao Governo do RS

Os dados da IEDE-RS contam com a possibilidade de implementar o desenvolvimento econômico e social, a partir da elaboração e execução de políticas públicas voltadas à modernização da gestão pública do estado.

De acordo com Marlos Henrique Batista – Diretor executivo da Codex Remote, a IEDE é um grande marco dos dados espaciais, que pode ser vista como uma das promoções para conversão do modelo tradicional e convencional das políticas públicas com um olhar da transformação digital. 

Com a nova plataforma, o RS terá grandes possibilidades de acessar um novo modelo de aplicações com o aumento da modernização, como explica Marlos. 

“O IEDE RS permitirá que o estado, dentro de uma estrutura central, gere capacidade de conexões com diversos atores sociais: a iniciativa privada, o cidadão e outras secretarias e órgãos de estado, sem dissociar a cultura, a formação e a base”.

Ele centraliza essas informações, espacializa e distribui aplicações e resultados. قواعد لعبة البوكر Dentro do processo, a ferramenta IEDE RS também atua como um componente de internet de certos fatores, onde você, cada cidadão e cada secretaria, age como um desses sensores”, destaca.

Cidadãos inteligentes – foco na modernização!

Ao inserir sensores em infraestruturas municipais e criar novas fontes de dados – incluindo cidadãos por meio de dispositivos móveis -, os gestores podem aplicar a análise de Big Data para monitorar e antecipar fenômenos urbanos de novas maneiras e, assim, gerenciar eficientemente a atividade urbana para o benefício de ‘cidadãos inteligentes’.

O cenário urbano gaúcho pode mudar. “Então, o estado agora conta com essa ferramenta, com um conjunto de dados multissetoriais que se estendem de atividades econômicas, complexas infraestruturas, saúde, educação, saneamento e dados do ambiente dentro de uma mesma plataforma”, observa Marlos. 

Orientação de políticas de desenvolvimento e investimentos

A plataforma IEDE RS é extremamente rica para uma boa orientação dos investimentos. “Ela pode ser vista de uma forma resumida como um componente de uniformização, evitando duplicidade de esforços e centralização de conhecimento”, retrata o Diretor da Codex.

“Uma base de engajamento e conexão onde tenha a integração desse grande Hub Tecnológico, e que extrapola os conceitos de georreferenciamento e geoprocessamento e de localização inteligente”, observa ele.

Atratividade e novos negócios

A ferramenta se estende até as atuações específicas de cada negócio, de cada área, e ainda é um instrumento básico não apenas de promoção de políticas públicas, mas também para a geração de atratividade, de limites e da capacidade que temos dentro de cada estado.

“A infraestrutura do IEDE disponibiliza informações que podem ser consumidas tanto pelo público geral, quanto por gestores e profissionais que necessitam de informação geográfica estruturada”, destaca a coordenadora de Geoprocessamento da Codex, Dionara De Nardin.

Tecnologia de ponta

No mais, entre as possibilidades da nova base de dados está a integração de tecnologias. “Para fazer isso, usamos um conjunto de tecnologias como o ArcGIS. Ela vai desde a gestão do banco de dados geográficos, passando pela criação de simbologia temática, configuração de geoserviços, padrão OGC e criação de bases de metadados, até aplicações Web GIS, dashboards e integração entre portais. 1xbet Portanto, toda a tecnologia utilizada, bem como os padrões de dados e metadados, vai ao encontro das recomendações da INDE”, informa Dionara.

 “Somos hoje uma empresa do grupo Imagem, da plataforma Esri, com milhares de usuários e iniciativas como infraestrutura de dados espaciais globais mundiais. bet365 عربي A Esri já suporta hoje uma base sólida, ela não fica nas fronteiras de mapas, ela vai até as fronteiras de negócios da gestão e da capacidade rápida de resposta”, finaliza o Diretor da Codex Remote.

O trabalho resultou em 1.032 mapas e painéis interativos que compõem o Geoportal RS.  Dessa forma, qualquer pessoa poderá visualizar no ambiente virtual, as estatísticas de diferentes órgãos nem sempre fáceis de serem encontradas.

Categorias

SOLUÇÕES INTELIGENTES PARA RESULTADOS TRANSFORMADORES

Transformação digital para negócios que visam alta performance.

Recent Posts

Você conhece a Codex?

Inscreva-se em nossa newsletter

E receba conteúdos exclusivos diretamente
na sua caixa de entrada.