O que é mudança climática?

“Mudança climática” descreve uma transformação nas condições médias – como temperatura e precipitação – em uma região durante um longo período de tempo.

“Mudança climática” descreve uma transformação nas condições médias – como temperatura e precipitação – em uma região durante um longo período de tempo. A alteração refere-se a mudanças de longo prazo nas temperaturas e nos padrões climáticos.

Essas variações podem ser naturais, como por meio de alterações no ciclo solar. Mas desde 1800, as atividades humanas têm sido o principal motor da mudança climática, principalmente devido à queima de combustíveis fósseis como carvão, petróleo e gás.

O clima da terra sofreu mudanças durante longos períodos de tempo e tem sido mais quente e mais frio do que agora, mas o ritmo da oscilação acelerou significativamente nas últimas décadas.

Os cientistas estão profundamente preocupados com as mudanças que observaram desde a Revolução Industrial. As transformações causadas pelo homem estão afetando o planeta de maneiras que podem alterar toda a vida na Terra.

É o maior e mais urgente problema que enfrentamos. Saiba mais!

POR QUE AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS ACONTECEM?

O carbono é armazenado em todo o planeta – nas plantas, no solo, nos oceanos, na crosta terrestre e até em nós. Liberamos CO2 na atmosfera como dióxido de carbono por meio de atividades como a queima de combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás) e o corte de árvores e a destruição de áreas verdes.

Esse composto químico se acumula na atmosfera, juntamente com outras emissões de gases de efeito estufa (GEE) criando uma sensação de abafamento, pelo qual a energia do sol fica presa e a temperatura da terra aumenta. Hoje, a atmosfera contém 42% mais dióxido de carbono do que antes da Revolução Industrial.

POR QUE DEVEMOS NOS PREOCUPAR COM AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS?

Em 2018, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) publicou um relatório especial explicando os efeitos de um mundo em aquecimento. A notícia não é boa. De acordo com os cientistas, para evitar os piores impactos do aquecimento – incluindo incêndios florestais mais graves e frequentes, secas, inundações e extinção de espécies – devemos evitar que a temperatura média global suba mais de 1,5 C acima dos níveis pré-industriais.

Um aumento de até meio grau a mais pode resultar em ondas de calor significativamente mais severas, espécies de plantas e animais perdidas para a extinção e tempestades e inundações devastadoras.

A perturbação climática coloca a vida humana em risco em todo o mundo. Nossa saúde, sistemas alimentares, economias e comunidades correm um risco enorme. Mas a mudança climática representa a maior ameaça para os menos responsáveis por ela – pessoas que já são vulneráveis a desafios socioeconômicos, como comunidades pobres, mulheres e jovens.

POR QUE DEVEMOS NOS PREOCUPAR? 

Devemos nos preocupar com as mudanças climáticas porque já estamos experimentando seus efeitos devastadores. E estamos vendo um aquecimento maior do que a média global em terra e nas águas.

Com isso, aumentou a gravidade e a frequência de tempestades, ondas de calor, incêndios florestais e chuvas fortes. Esses efeitos negativos piorarão à medida que o nível de poluição por carbono em nossa atmosfera continuar a aumentar.

Costumávamos pensar na perturbação climática como um problema iminente em nosso futuro, mas agora sabemos com certeza que ela está aqui.

O QUE PODEMOS FAZER SOBRE AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS? 

De um modo geral, precisamos nos concentrar em duas coisas: mitigação e adaptação.Para mitigar a emergência climática, ou evitar as piores consequências de um mundo em aquecimento, devemos reduzir a concentração de gases de efeito estufa na atmosfera.

Isso significa reduzir as emissões. Se quisermos limitar o aquecimento a 1,5°C, precisamos cortar as emissões globais pela metade até 2030 e chegar a zero líquido (quando houver um equilíbrio entre as emissões produzidas e as emissões removidas da atmosfera) até 2050.

A queima de combustíveis fósseis como carvão, petróleo e gás natural é a maior fonte de emissões, por isso precisamos parar de extrair e queimar esses recursos. Podemos fazer isso conservando energia e escolhendo eletricidade limpa em vez de combustíveis fósseis.

Também podemos reduzir as emissões na atmosfera por meio de soluções climáticas baseadas na natureza, como plantar árvores e restaurar pântanos e ecossistemas florestais

Como o clima já está mudando, também precisamos nos adaptar. Isso envolve a preparação para os efeitos das mudanças climáticas, incluindo eventos climáticos extremos, aumento do nível do mar e insegurança alimentar.

Cada região, cidade ou comunidade exigirá soluções diferentes de adaptação, razão pela qual os municípios estão liderando este trabalho.

É TARDE DEMAIS PARA PARAR O CAOS CLIMÁTICO? 

Embora o clima já esteja mudando, não é tarde demais para evitar o pior. A boa notícia é que as soluções técnicas e políticas para as mudanças climáticas já existem, e os custos das tecnologias renováveis e limpas caíram drasticamente.

Há também muito espaço para conservação de energia, especialmente em países como Canadá e Estados Unidos, que usam quantidades excessivas de energia. O que falta é vontade política.

Precisamos responsabilizar nossos líderes por não tomar ações ousadas sobre as mudanças climáticas. Precisamos exigir um futuro saudável e sustentável para que todos possam prosperar.

Você quer descobrir como você pode agir sobre as mudanças climáticas em sua vida? Confira como podemos chegar ao equilíbrio entre a quantidade produzida de gás de efeito estufa e a parcela removida da atmosfera em Líquido zero: você sabe o que isso significa?  

Categorias

SOLUÇÕES INTELIGENTES PARA RESULTADOS TRANSFORMADORES

Transformação digital para negócios que visam alta performance.

Recent Posts

Você conhece a Codex?

Inscreva-se em nossa newsletter

E receba conteúdos exclusivos diretamente
na sua caixa de entrada.