Por que investir em saneamento?

Essencial e também um assunto de todos. Em todo o mundo, 2,5 bilhões de pessoas não têm acesso a saneamento adequado e, como resultado, bebem água contaminada. Somente no Brasil, 35 milhões de pessoas não têm acesso à água potável e cerca de 100 milhões (46%) não têm serviço de coleta de esgotos no país.

Mesmo com o derretimento das geleiras e o aumento do nível do mar, água limpa e acessível é um luxo para muitos.

Por outro lado, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, o retorno econômico global dos gastos com saneamento é de 5,5 dólares americanos para cada 1 dólar investido. No Brasil esta estimativa é de que para cada real gasto em saneamento são economizados 9 reais em saúde.

Portanto, mais do que o dobro do retorno econômico dos gastos com água, que é de 2 dólares americanos para cada 1 dólar investido. سباق خيل Isso significa que investir em um bom saneamento não é apenas essencial, mas também economicamente sensato.

Neste post, vamos trazer algumas das principais razões para investir em saneamento e de como esse investimento pode mudar a vida de todos.

O que é saneamento?

Em 2010, a Assembleia Geral da ONU reconheceu o acesso à água potável segura e limpa e ao saneamento como um direito humano e apelou aos esforços internacionais para ajudar os países a fornecer água potável e saneamento seguros, limpos, acessíveis e baratos.

A provisão de serviços de abastecimento de água, saneamento e esgoto geram benefícios enormes e substanciais para a saúde pública, a economia e o meio ambiente e estão implícitos nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) superando em muito os custos.  

Agora vamos definir o que é saneamento e o que envolve um bom conjunto de medidas para implementá-lo.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), saneamento geralmente se refere ao fornecimento de instalações e serviços para o descarte seguro de urina e fezes humanas. O saneamento também inclui a manutenção das condições higiênicas, por meio de serviços como coleta de lixo e de esgoto, e inclui os seguintes itens de infraestrutura de engenharia:

  • Sistema de gerenciamento de excretas;
  • Sistema de gestão de águas residuais, incluindo estações de tratamento de águas residuais;
  • Sistemas de gerenciamento de resíduos sólidos;
  • Sistemas de drenagem de águas pluviais (drenagem de águas pluviais).

O principal contribuinte para os benefícios da cobertura universal de saneamento e abastecimento de água é o valor da economia de tempo com o acesso mais próximo e a redução das filas para instalações de saneamento e abastecimento de água, que respondem por mais de 70% do total de benefícios globalmente. 

Benefícios diretos e indiretos do investimento em saneamento

A questão acima descrita, fornece um caso claro para investir em serviços de abastecimento de água e saneamento, ao invés de apenas em medidas de saúde como programas de vacinação.

O investimento em saneamento reduziria os casos de infecções intestinais pela presença de serviços de esgoto em todos os domicílios brasileiros. افضل موقع مراهنات كرة القدم Isso possibilitaria uma enorme economia em despesas de internação no SUS ao longo dos anos. 

Em um ano, somente as empresas desembolsam milhões em remunerações referentes a horas não-trabalhadas de funcionários que tiveram que se ausentar de seus compromissos em razão de infecções gastrintestinais.

Os benefícios adicionais que não são estimados de forma consistente devido à falta de dados subjacentes, bem como às dificuldades em converter alguns impactos em valores monetários incluem a melhoria da qualidade da água em lagos, rios e águas costeiras, resultando também em  um ganho líquido em espaço de terra utilizável devido ao isolamento de excrementos humanos, o aumento nos valores das propriedades e receitas do turismo.

Finalmente, protegendo os recursos hídricos da poluição e gerenciando o abastecimento e a demanda de água de uma maneira sustentável pode oferecer benefícios claros e consideráveis ​​para ambos os investidores nos serviços e usuários finais de água. 

Os investimentos na gestão de recursos hídricos são cada vez mais necessários no contexto da crescente escassez de água a nível global.

Com essas providências todos seremos beneficiados com qualidade de vida da população e a melhora na produtividade do indivíduo que facilita a atividade econômica. لعب الروليت  

Conheça nosso Portal de Governança Regulatória para o Saneamento e acesse nossos serviços!

Categorias

SOLUÇÕES INTELIGENTES PARA RESULTADOS TRANSFORMADORES

Transformação digital para negócios que visam alta performance.

Recent Posts

Você conhece a Codex?

Inscreva-se em nossa newsletter

E receba conteúdos exclusivos diretamente
na sua caixa de entrada.