Conheça as “super utilidades” das imagens de satélite

Assim como detetives espaciais monitorando cargas, pesca ilegal no Mediterrâneo, rastreamento de populações de marmota no norte do Cazaquistão e registros históricos das mudanças na cobertura florestal na Romênia durante a Segunda Guerra Mundial, as imagens de satélite proporcionam uma enorme gama de possibilidades à medida em que sua resolução melhora e as opções de vídeo começam a ser introduzidas.

As imagens de satélite podem fornecer uma janela para o impacto humano no meio ambiente, mesmo quando os registros históricos são irregulares ou não confiáveis. Muita coisa com relação ao uso de imagens de satélite mudou ao longo do tempo. Hoje, podemos afirmar que as imagens de satélite vêm imprimindo a paisagem há muito tempo – e isso é realmente poderoso.

Vamos saber agora como essas super imagens são geradas e quais as suas características.

Como são formadas as imagens de satélite?

As imagens de satélite utilizam sensoriamento remoto para coletar informações sobre a terra. Os satélites medem a energia em diferentes comprimentos de onda ao longo do espectro eletromagnético. Esse por sua vez, é toda a gama de luz que existe, de ondas de rádio a raios gama. Objetos diferentes absorvem ou refletem diferentes comprimentos de onda da luz. 

A principal característica sobre as imagens de satélite é a resolução; no entanto, esse não é o único recurso a ser considerado. A precisão também desempenha um papel fundamental na determinação da qualidade da imagem e é importante entender a diferença entre resolução e precisão. 

A alta resolução é frequentemente associada à alta precisão (e vice-versa), mas esse nem sempre é o caso. É importante considerar essa distinção ao comprar imagens de satélite.

Resolução 

Resolução refere-se ao menor tamanho que um objeto ou detalhe pode ser representado em uma imagem. Maior resolução significa que os tamanhos de pixel são menores, fornecendo mais detalhes. Por exemplo, imagens de satélite com resolução de 30 cm podem capturar detalhes no solo maiores ou iguais a 30 cm. Qualquer coisa no chão que seja menor que esse tamanho será combinada com a área circundante para formar um quadrado de 30 cm por 30 cm. Com base nessa definição, imagens com resolução de 30 cm capturariam mais detalhes fotográficos do que imagens com resolução de 1 m. 

Imagem: Maxar

Precisão

A precisão, por outro lado, é a distância entre a localização geográfica real de um objeto ou detalhe em comparação com a posição do objeto na imagem. A precisão depende de vários fatores, como a tecnologia de posicionamento por satélite, o relevo do terreno e o ângulo de visão do sensor. A precisão de uma imagem não tem relação direta com a resolução e é menos comum (e menos claramente) especificada que a resolução de uma imagem.

Áreas em que você pode utilizar imagens de satélite

As imagens de satélite são uma das ferramentas mais poderosas e importantes que podem ser utilizadas por usuários iniciantes e até para quem deseja se aprofundar em detalhes matemáticos sobre técnicas e algoritmos, voltados para usuários mais experientes.

Elas são essencialmente os olhos no céu, e fornecem uma boa representação do que está acontecendo em todos os pontos do mundo, especialmente nos oceanos onde ocorrem grandes lacunas nos dados. Os dados só podem ser obtidos em determinados pontos do mundo, porém, sem esses dados, a previsão seria tão difícil quanto não ter satélites. 

É essencial ter os dois. A união dos dois proporciona uma compreensão muito melhor de como a atmosfera está se comportando e melhora muito a precisão da previsão. Mas suas aplicações não estão restritas a riscos e eventos, elas abrangem diversas outras áreas de atuação como:

  • Zoneamentos;
  • Meio Ambiente;
  • Licenciamento Ambiental;
  • Desenvolvimento Agrícola;
  • Cidades Sustentáveis;
  • Riscos e Eventos Extremos;
  • Recursos Hídricos;
  • Sustentabilidade Corporativa;
  • Cartografia e Geoprocessamento.

Como vimos, as imagens de satélite fornecem informações precisas e ajudam a entender as mais diversas mudanças no clima.

Categorias

SOLUÇÕES INTELIGENTES PARA RESULTADOS TRANSFORMADORES

Transformação digital para negócios que visam alta performance.

Recent Posts

Você conhece a Codex?

Inscreva-se em nossa newsletter

E receba conteúdos exclusivos diretamente
na sua caixa de entrada.