Transformação digital é tema do Esri Sul 2019

À medida em que as tecnologias promovem a transformação digital, também reformulam os setores da economia e do mercado. Dessa forma, muitas empresas estão realizando esforços de mudança em larga escala para alcançar os benefícios dessas tendências ou simplesmente acompanhar os concorrentes. 

A Codex, por meio da Esri, promoveu dia 21/11, na PUC, o evento Esri Sul, onde apresentou a poderosa plataforma ArGIS – capaz de conectar pessoas, locais e dados com o uso de mapas interativos.

A ferramenta pode ser usada por todos os tipos de organizações interessadas em criar, gerenciar, compartilhar e analisar dados espaciais. 

O ArcGIS consiste em componentes de servidor, aplicativos móveis e de desktop, e ferramentas de desenvolvedor. Ela ainda permite trabalhar com estilos de dados dinâmicos, inteligentes e ferramentas de análise intuitivas. 

O Esri Sul compartilhou com o público presente algumas das diversas aplicações e atualizações do ArcGIS, trazendo cases de sucesso, implementados tanto pela iniciativa pública quanto privada. 

Vamos ver o que aconteceu neste grande evento que reuniu especialistas para discutir a transformação digital.

Na abertura, o diretor da Codex, Marlos Henrique Batista, destacou o “novo olhar” para o geoprocessamento de dados, trazendo a hiperconectividade como um sistema de aplicabilidades. “Os grandes players do mercado, como Uber e Airbnb, são sustentados por uma plataforma de tecnologia”.

“Há uma provocação muito grande nesse sentido. A escalabilidade é capaz de transacionar seu negócio. Dispomos de uma plataforma (ArcGIS) capaz de desenhar os negócios com uma visão colaborativa, de forma rápida, robusta em ambientes complexos.”

Na oportunidade, Marlos fez o lançamento do novo portal da Codex, que completou no dia 25/11, seus 14 anos enquanto empresa que atua com ciências espaciais e imagens digitais em todo o Brasil. 

Marlos Batista da Codex Remote

Logo após, o Diretor da Empresa Imagem – Soluções de Inteligência Geográfica (distribuidora dos produtos Esri no Brasil) Lúcio Muratori Graça, abordou sobre a quantidade de empresas brasileiras que fazem o uso da plataforma geoespacial do ArcGIS. “A Esri produziu um software que existe desde 1969″.

Lucio Graça – diretor do Grupo Imagem

“Vivemos num movimento muito forte enquanto empresa global. Atuamos em diferentes países. Tentamos democratizar a tecnologia com uma estratégia de produtos para as empresas dos mais variados serviços, agregando valor aos mesmos”, disse.

Após a abertura, foram apresentadas as aplicabilidades da plataforma ArcGIS.

Plataforma ArcGIS e suas múltiplas aplicabilidades

A partir do slogan da Esri, “see what others can’t”, Caio Victer, responsável pela parte técnica da equipe Esri para as Américas, explicou sobre o nova fase da empresa Esri no mundo.

O vídeo institucional denominado “see what others can’t“, que vem sendo apresentado em todo o mundo, traz a questão da transformação digital e a nova forma de ver o globo a partir da tecnologia Esri.

“A Esri é uma empresa americana que trabalha fora dos EUA por meio de empresas locais que são os nossos distribuidores. Nesse momento vem sendo feito um investimento muito grande no sentido de tornar a marca Esri conhecida para outros mercados. Estamos no nicho de informação geográfica há muitos anos. A mudança chave é que o ArcGIS usado pela comunidade, seja entendido como um produto, e que nos últimos 10 anos criamos outros produtos que compõem a plataforma ArcGIS que chamamos hoje,” observou Victer.

Logo após, Maurício Braga Meira, mostrou as funcionalidades do novo produto, o LivingAtlas, que oferece conteúdo pronto com repositório de imagens de satélite, dados demográficos, geológicos, geofísicos para a construção de projetos.

A programação do evento incluiu a transformação digital a partir da apresentação de cases e aplicabilidades da plataforma ArcGIS.

O primeiro case apresentado ainda pela manhã foi sobre inteligência de mercado no agronegócio com Gustavo Gontijo da VEGA Monitoramento, apresentando o case da Bayer.

A tecnologia solo abrange sobre plataforma de crédito, originação e monitoramento de garantias agrícolas. 

Logo após, foi discutido o tema da Transformação Digital em Governo Estadual, onde a Gestora do Projetos, Maria do Socorro Ramos Barbosa, apresentou o case do IEDE (Infraestrutura Estadual de Dados Espaciais) desenvolvido pela Codex.

Maria do Socorro Barbosa

De acordo com Maria, com essa infraestrutura de dados, o governo quer subsidiar o processo de planejamento e disponibilizar dados no plano espacial. “A IEDE otimiza gastos de recursos públicos que podem ser utilizados por diversas secretarias e usuários”, destacou a Gestora. 

No início da tarde, foi a vez da Revolução Digital na Gestão de Riscos e Desastres (GRD) com Leandro Stabel, da Defesa Civil apoiado pelo Gerente de Contas da Codex, Venícios Santos, que mostrou as funcionalidades do aplicativo do Sistema Estadual de Gestão Integrada de Riscos e Desastres – SEGIRD.

Para o case que tratou sobre instrumento de planejamento e desenvolvimento sustentável, Vinícius Filier e Maria Carolina Barbosa Jurema, da Imagem, abordaram a questão dos dados como serviços para agregar informações geográficas por meio do Business Analyst.

O gerente de portfólio da Codex, Guilherme Iablonowski, trouxe a pauta do Planejamento Urbano com ArcGIS, destacando a solução do UrbanGIS que gerencia os dados geoespaciais com mais eficiência. As soluções se aplicam a setores como infraestrutura, aeroportos, estradas, redes de serviços públicos, sistemas de trânsito, instalações críticas, edifícios, várzeas e outros.

Guilherme Iablonowski da Codex

O case de Solução Integrada de Gestão de Segurança Municipal ficou com o Secretário de Segurança de Novo Hamburgo, Roberto Jungthon e apoio de Paula Menegassi, Product Owner da Codex, que destacou o projeto que está sendo implementado na secretaria de segurança. “Já temos na prefeitura o cadastro imobiliário digital e essa nova ferramenta nos permite atuar sobre uma base já consolidada”.

Roberto Jungthon e Paula Menegassi

“Então, passamos a agregar inovações na área de segurança, por exemplo, trabalhamos com o Survey, que possibilita que os agentes de campo nos relatem imediatamente as ocorrências que estão entrando. Usamos o Workforce para gerenciar todo este cenário em tempo real. العاب قمار بوكر No que diz respeito à gestão de dados, passamos a utilizar plenamente a ferramenta, podendo abrir um leque de infinitas possibilidades.  Para nós, isso veio a potencializar nossas entregas com menos tempo gasto para produzir o conhecimento, agilizando muito nosso processo”, completa o secretário.

Para falar sobre Alavancando suas Análises com Conteúdo Geográfico estiveram no palco, o diretor geral da SEMA, Marcelo Spilki, apoiado por Venícios Santos.

Diretor da SEMA RS, Marcelo Spilki

E, para finalizar o evento, o arquiteto  e secretário de projetos estratégicos de Canoas, Odir Baccarin,  falou sobre Tecnologias Disruptivas para Smart Cities, trazendo o case do GeoCanoas – plataforma que está ajudando a cidade de Canoas a se desenvolver dentro dos parâmetros urbanísticos, econômicos e financeiros.

Na avaliação geral do evento, Marlos reforçou a importância da provocação para o uso da tecnologia e colocou a Codex como apoiadora de um protagonismo dentro do negócio das empresas e organizações. 

Comente! Siga a Codex nas redes sociais para saber mais informações sobre os usos da plataforma ArcGIS na sua empresa.

Categorias

SOLUÇÕES INTELIGENTES PARA RESULTADOS TRANSFORMADORES

Transformação digital para negócios que visam alta performance.

Recent Posts

Você conhece a Codex?

Inscreva-se em nossa newsletter

E receba conteúdos exclusivos diretamente
na sua caixa de entrada.