Como a análise geoespacial pode trazer vantagem competitiva às empresas

Como a análise geoespacial pode trazer vantagem competitiva às empresas

O que acontece quando você combina sistema de informações geográficas (GIS) com a análise geoespacial e internet das coisas/dados de sensores com informações de operações, clientes, finanças e marketing? Você obtém uma vantagem competitiva imbatível para os negócios.

Lembra da vida antes do GPS? De ter que comprar um mapa de papel e estudá-lo para descobrir como ir de A para B? Então, daqui a alguns anos, as empresas perguntarão: Lembra-se dos negócios antes da análise geoespacial?

Neste post,  mostraremos como agregar vantagens ao utilizar essa tecnologia aos negócios da sua empresa.

VANTAGENS COMPETITIVAS DA ANÁLISE GEOESPACIAL

A análise geoespacial permite a compreensão de fenômenos antrópicos e ambientais, a partir da identificação de padrões e relacionamentos. Imagine o cenário de quando era preciso estudar gráficos do excel sem dados de localização em tempo real e tentar obter uma visão dos números em uma planilha?

Porque ao adicionar informações de localização às informações de negócios, você obtém uma vantagem competitiva imbatível.

Primeiro, vamos dar um passo atrás e definir os termos

O QUE E ANÁLISE GEOESPACIAL

A análise geoespacial envolve a coleta, exibição e manipulação de dados do sistema de informações geográficas (GIS), como imagens, GPS, fotografias de satélite, informações históricas e assim por diante. Ela usa coordenadas geográficas (latitudes e longitudes) e também endereços de ruas, códigos postais e outros identificadores para criar modelos geográficos.

Esses modelos podem incluir mapas, gráficos, estatísticas e cartogramas – visualizações de dados que ajudam a tornar relacionamentos complexos mais compreensíveis. Eles podem revelar mudanças históricas e também as que estão em andamento. É possível até prever o que está para acontecer.

A chave é que a análise geoespacial adiciona muito mais contexto com informações de tempo e localização.

Assim,  hoje é possível para as organizações acrescentar o contexto de tempo e localização aos dados tradicionais, criando mapas que mostram as mudanças ao longo do tempo e exatamente onde elas estão ocorrendo.

Os mapas tornam mais fácil para o olho reconhecer padrões que estavam anteriormente ocultos em planilhas, como distância, proximidade, contiguidade e afiliação.

Portanto, junte as tecnologias mais recentes de hoje – a Internet das coisas (IoT), sensores de localização, dispositivos móveis e mídia social – e as organizações agora poderão coletar dados de tempo e lugar, ou “georreferenciados”, sobre quase todos os eventos ou coisas.

O QUE AS EMPRESAS PODEM FAZER COM TODAS ESSAS INFORMAÇÕES?

Então, por que isso importa? A chave é que a análise geoespacial aproxima o GIS, o sistema de registro de mapas, e o sistema de registro de dados de negócios. Em outras palavras, a análise geoespacial pode combinar dados GIS de imagens, GPS, fotografias de satélite, informações históricas com informações de sensores, ativos e a Internet das coisas com dados de negócios de operações, clientes, finanças e marketing.

É uma combinação poderosa que pode revelar percepções e oportunidades simplesmente não visíveis antes. Imagine abrir um mapa do tesouro para sua empresa, que mostra onde estão ou poderiam estar novas oportunidades de negócios, economias de custo e parcerias.

AS POSSIBILIDADES DE USOS DA ANÁLISE GEOESPACIAL TEM AUMENTADO

Em muitos setores com uso intensivo de ativos – como energia, transporte e setor público – a capacidade de visualizar objetos de negócios em mapas é essencial para melhorar a eficiência e a tomada de decisões.

PROCEDIMENTOS DE NEGÓCIOS

Eles podem ajudar as organizações a otimizar o processamento de dados corporativos e espaciais para maior reconhecimento de localização nos procedimentos de negócios. As empresas podem rastrear quando os dispositivos entram, saem ou permanecem em regiões definidas.

EVENTOS CLIMÁTICOS E POLÍTICOS

As empresas podem ver o que está acontecendo ao redor do mundo e identificar eventos baseados em localização – como condições climáticas extremas ou situações políticas – permitindo-lhes tomar medidas decisivas.

Ser capaz de fazer a correspondência entre o caminho de um furacão e os locais de armazenamento e rotas de caminhões de sua empresa pode salvar vidas, bem como reduzir custos.

LIMITES GEOGRÁFICOS

As organizações podem resolver rapidamente os problemas que envolvem limites geográficos, para que possam consultar instantaneamente: “Onde devemos cavar?” ou “Onde estão os limites de estados e municípios?” ou “Onde estão os postes de energia, linhas e tubos subterrâneos, e a que distância eles estão de edifícios e pessoas?”

LOGÍSTICA

Eles podem visualizar instantaneamente cenários de roteamento, para ver os melhores caminhos para ir de A para B – informações que são críticas para logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos nos setores de transporte e manufatura.

LOCALIZAR O MELHOR ENDEREÇO PARA SEU EMPREENDIMENTO

Aproximadamente 80% das organizações têm algum tipo de dados de localização, mesmo que sejam endereços ou CEPs. Com a análise geoespacial, eles podem localizar seus clientes em um mapa, ver quem está mais próximo deles e de seus concorrentes e onde devem instalar seu novo empreendimento.

As lojas de varejo já estão fornecendo aplicativos para seus clientes baixarem. Quando eles estão navegando na loja, o app pode sentir onde eles estão e acionar ofertas em tempo real.

OBTENHA INSIGHTS

Essencialmente, a análise geoespacial torna a obtenção de insights mais fácil e intuitiva. Quando você pode localizar eventos e tendências em um mapa, literalmente, é mais fácil entender informações críticas – e agir.

omo vimos, a análise geoespacial está abrindo novos mundos de oportunidades. As organizações que ainda não adotaram a tecnologia geoespacial podem estar perdendo.

Quer saber mais sobre essas ferramentas? Entre em contato!

Categorias

SOLUÇÕES INTELIGENTES PARA RESULTADOS TRANSFORMADORES

Transformação digital para negócios que visam alta performance.

Recent Posts

Você conhece a Codex?

Inscreva-se em nossa newsletter

E receba conteúdos exclusivos diretamente
na sua caixa de entrada.