Relatórios de impacto ambiental podem ser realizados com imagens de satélite

Um grande desafio para o desenvolvimento de indicadores ambientais tem sido as persistentes lacunas de dados. O sensoriamento remoto via imagens de satélite tem o potencial de superar essas falhas, fornecendo cobertura em escalas de tempo para parâmetros ambientais importantes.

O conhecimento e a detecção dos impactos das atividades humanas no ecossistema por meio de imagens de satélite, são um requisito essencial de gerenciamento e também muito importante para o planejamento futuro e adequado das áreas afetadas.

Além disso, a documentação desses impactos pode ajudar a aumentar a conscientização do público sobre os efeitos de práticas insustentáveis. A análise de dados de satélite e sensoriamento remoto pode ser usada como uma ferramenta eficaz na avaliação de impacto ambiental (EIA). 

Devido a essa amplitude de dados, vamos mostrar como é possível que imagens de satélite sejam parte de relatórios ambientais e contribuam para que o levantamento seja ainda mais eficaz.

Satélite sobrevoando a terra | Imagem: Unsplash

O que são relatórios de impacto ambiental?

Após a avaliação e impacto ambiental de um empreendimento, os dados dos resultados técnicos e científicos se transformam em um documento chamado RIMA – Relatório de Impacto sobre o Meio Ambiente que junto com o EIA – Estudo de Impacto Ambiental, apresenta a compilação dessas informações.

A diferença entre o EIA e o RIMA é que o RIMA se destina à comunidade, e deve ser mais acessível e objetivo, contendo as conclusões do EIA. Enquanto o EIA é o estudo completo, com todo o detalhamento necessário para análise dos técnicos responsáveis pela aprovação do projeto.

O licenciamento ambiental é um procedimento administrativo pelo qual o órgão ambiental competente estabelece as condições, restrições e medidas de controle ambiental que deverão ser obedecidas pelo empreendedor, pessoa física ou jurídica, para localizar, instalar, ampliar e operar empreendimentos ou atividades utilizadoras dos recursos ambientais consideradas efetivas ou potencialmente poluidoras ou aquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação.

Um Relatório de Impacto Ambiental (EIA) refere-se à avaliação de todos os possíveis impactos que um projeto de construção ou desenvolvimento da terra pode causar ao meio ambiente em uma área específica – isso pode incluir população, tráfego, escolas, proteção contra incêndio, espécies ameaçadas, artefatos arqueológicos e a comunidade do entorno.

Os governos exigem EIA/RIMA para aprovar um projeto de desenvolvimento ou construção. O estudo deve ser preparado se houver evidências buy pct australia substanciais de que o projeto possa ter um efeito significativo no meio ambiente. Saiba mais aqui!

Em que contexto os relatórios são utilizados?

A falta de mapas confiáveis ​​e atualizados relacionados à cobertura da terra (entre outros temas), constitui uma fraqueza nas pesquisas de recursos terrestres e causa falhas dispendiosas em muitos projetos de reabilitação florestal.

Nesse caso, ao utilizar dados de satélites você poderá ter um registro de referência e uma visão geral da situação ambiental do ecossistema e de seus habitats associados.

Além disso, a integração de dados de satélite com observações de campo e informações básicas pode ajudar na decisão se uma determinada atividade causou impacto em um habitat específico ou não. بيت٣٦٥  

Qual a importância do uso de imagens de satélite para o impacto ambiental?

O sensoriamento remoto por satélite é, por excelência, uma ferramenta poderosa e eficiente para garantir a aquisição de imagens de grandes áreas em pouco tempo e com grande repetição, que podem ser usadas em estudos de impacto ambiental.

Assim, imagens de satélite são fontes valiosas de dados sobre topografia da paisagem, uso da terra, cobertura do solo, e quantificação de mudanças globais que podem levar a fortes e destrutivos impactos ao habitat. ربح مال حقيقي

Dessa forma, o uso de imagens de satélite desempenha um papel importante na classificação, mapeamento e detecção de alterações nos ecossistemas, alcançando de forma homogênea mapas com características previsíveis. كيف تلعب القمار Entre os objetivos do sensoriamento remoto em impacto de estudos ambientais estão: 

  • Monitoramento e modelagem de processos da superfície terrestre e sua interação com atmosfera; 
  • Medição e estimativa de fatores geográficos, biológicos e variáveis ​​físicas;
  • Identificação de detalhes e materiais na superfície da terra;
  • Análise de assinatura espectral gravada com satélite e sensores. 

É possível alcançar esses objetivos com o sensoriamento remoto via satélite, pois este explora as propriedades naturais e permite a aquisição de informações sobre a cena localizada em grande distância do sensor. 

5 benefícios que as imagens de satélite proporcionam nos estudos de impacto ambiental

Os dados de sensoriamento remoto disponíveis hoje e usados na avaliação do impacto ambiental causadas por alterações, variam de gravações de altíssima resolução, para registros recuperados de resolução espacial média e imagens com resolução mais simples.

O uso de imagens de satélite na avaliação de impacto ambiental tem as 5 seguintes vantagens: 

  1. A área gravada é grande, capturam as características gerais e podem ser recuperadas a qualquer hora do dia;
  2. Cobrem áreas inacessíveis ou hostis ao ser humano e destacam características incomuns dos fenômenos ou detalhes registrados; 
  3. As informações obtidas são uniformes em toda a área, os dados são obtidos com alta repetitividade e podem ser identificados os fenômenos que evoluem rapidamente no tempo; 
  4. Os dados são obtidos em tempo real, podem ser feitas seleções e classificações temáticas; 
  5. Os registros são feitos conforme necessário em diferentes partes do espectro eletromagnético de várias formas (analógica, digital, radar, negócio).

Portanto, para entender as consequências de ações humanas e fenômenos naturais em um ambiente o sensoriamento remoto via satélite, tem sido uma excelente ferramenta.

A partir das imagens de satélite é possível captar fontes valiosas de dados sobre topografia da paisagem, e essa tecnologia tem sido amplamente aplicada e reconhecida como uma ferramenta poderosa e eficaz na detecção de mudanças no uso da terra em áreas urbanas.

Quer saber mais? Entre em contato!

Categorias

SOLUÇÕES INTELIGENTES PARA RESULTADOS TRANSFORMADORES

Transformação digital para negócios que visam alta performance.

Recent Posts

Você conhece a Codex?

Inscreva-se em nossa newsletter

E receba conteúdos exclusivos diretamente
na sua caixa de entrada.