Como imagens de satélite de 30 cm de resolução podem te auxiliar?

As imagens de satélite fizeram a diferença em uma ampla variedade de campos e setores.

Por exemplo, em 1973, elas foram processadas pela primeira vez para demonstrar a mudança sazonal da vegetação. Essas informações agora ajudam a monitorar a saúde vegetativa e rastrear secas em todo o mundo. شرح بوكر

As imagens também fornecem evidências de histórias convincentes sobre o poder dos desastres. Como em 1986, quando dados combinados modelados a partir de imagens de satélite e dados meteorológicos rastrearam a coluna de radiação da explosão do reator de Chernobyl na URSS

Mais recentemente, imagens de antes e depois do impacto do vulcão Kilauea, no Havaí,  revelaram o fluxo de lava, da perda de casas e empresas, e da explosão em área portuária de Beirute, Líbano, demonstrando o efeito devastador sobre o porto e a cidade. Como vimos, imagens de satélite rastreiam as mudanças na pegada humana em todo o mundo. Neste post, além desses exemplos citados, mostraremos como o mundo pode ser visto pelas lentes das imagens de satélite. 

O que as imagens de satélite nos mostram

As imagens de satélite são parte da revolução do Big Data. Essas imagens são capturadas por meio de tecnologias de sensoriamento remoto – como drones, fotografias aéreas e  sensores embarcados em satélite – sem contato físico com o objeto imageado. 

Os algoritmos refinam esses dados para descrever lugares e fenômenos na superfície da terra e na atmosfera. Imagens de satélite possibilitam rastrear as mudanças nas cidades em rápido crescimento, expansão urbana e assentamentos informais.

Cada vez mais, elas vêm sendo usadas para medir, identificar e rastrear a atividade humana. Por exemplo, em 1995, imagens de satélite forneceram evidências de execuções em massa em Srebrenica, na ex-Iugoslávia.

Spacex / Unsplash

Outro acontecimento importante, que ocorreu em 2014, foi quando esse tipo de imagens expuseram a extensão da destruição de locais de patrimônio cultural no norte do Iraque e na Síria. Em 2019, elas revelaram o incêndio de aldeias Rohingya em Mianmar e a destruição ocorrida pelo rompimento da barragem de rejeitos em Brumadinho, MG.

Veja na sequência, os diferenciais na resolução e escala das imagens.

A importância da resolução e escala

As imagens de satélite são tão boas quanto sua resolução. Quanto menor for o tamanho do pixel, mais nítida será a imagem. Dependendo da resolução da imagem, uma cidade pode preencher uma tela inteira com grades de ruas ou pode ser um mero ponto em uma paisagem. Antes de começar a interpretar uma imagem, é útil saber qual é a escala. 

Richard Glatey / Unslplash

A imagem cobre 1 km ou 100? Qual nível de detalhe é mostrado? Você pode aprender coisas diferentes em cada escala (referencial de redução do mundo real ao papel sendo essencial para a cartografia). Por exemplo, ao rastrear uma enchente, uma visão detalhada de alta resolução mostrará quais casas e empresas estão cercadas por água. A visão mais ampla da paisagem mostra quais partes do estado ou área metropolitana estão inundadas e talvez de onde vem a água.

E ainda pode apontar toda a região – o sistema de rios inundados ou as cadeias de montanhas e vales que controlam o fluxo. Por meio de uma visão hemisférica, seria possível ver o movimento dos sistemas meteorológicos conectados às inundações. العاب ربح المال من الانترنت

Descobrindo evidências

Existem vários artistas e ativistas que estão minerando imagens de satélite em plataformas para encontrar algo sobre o mundo que de outra forma estaria oculto

Mishka Henner usou imagens de satélite para ilustrar a escala da indústria de carne bovina nos Estados Unidos em sua série de 2013, Feedlots. Inicialmente, Henner pesquisava imagens de satélite de campos de petróleo nos Estados Unidos, quando se deparou com “estruturas estranhas, como uma grande lagoa, ou todos esses pontos que parecem micróbios”, como disse em uma entrevista:” No início é fácil deixar de ver os pontinhos que mostram as vacas que vivem aqui”.

Andrea Leopardi / Unsplash

Josh Begley – artista digital americano conhecido por suas visualizações de dados, criador do Metadata + – um aplicativo para iPhone que rastreia todos os ataques de drones relatados nos Estados Unidos -, buscou informações do sistema prisional americano por meio de um banco de dados criado pela Prison Policy Initiative e pelos Prisoners Of The Census. 

A partir de sua busca, Josh localizou a latitude e a longitude de todas as instalações prisionais dos Estados Unidos – isso inclui prisões estaduais e federais, mas também cadeias locais, centros de detenção e instalações privadas.

Josh, no entanto, queria ter uma noção maior dessas instituições e descobrir como era a geografia do encarceramento. لعبة 21 Ele usou as coordenadas e coletou imagens de satélite de 4.916 instalações e exibiu 700 (14%) dessas imagens online.

Na maioria das vezes, as imagens dos exemplos acima foram encontradas primeiramente identificando locais por meio de outras fontes, como bancos de dados online e depoimentos de testemunhas oculares, corroborando essas fontes a partir de vários métodos e, em seguida, procurando especificamente por esses locais usando vários satélites e plataformas de imagens.

Weigler Godoy / Unsplash

Por exemplo, Josh Begley, ao trabalhar para tornar visíveis as localizações das instalações militares dos Estados Unidos, primeiro obteve os dados de várias reportagens jornalísticas, que então, com as longitudes e latitudes já identificadas, procurou por essas localizações específicas. Já Mishka Henner, identificou locais para suas imagens consultando os diretórios e associações estaduais e nacionais disponíveis online. Ele olhou para todos os confinamentos nos Estados Unidos, grandes e pequenos. 

Somente nos últimos estágios, Henner concentrou-se em sete grandes confinamentos. Não eram os maiores dos Estados Unidos, mas combinavam com o que ele queria transmitir. 

Além destes usos por artistas, pode-se descobrir uma floresta plantada em forma de violão até então pouco conhecida, como a homenagem realizada por um fazendeiro à sua falecida esposa, no Pampa argentino.

Como vimos, esteja você olhando para a terra em busca de ciência, história, ativismo ou qualquer outra coisa, as imagens de satélite podem te oferecer muitas visões do mundo. Saiba como potencializar o uso das imagens de satélite com outras ferramentas: Benefícios do uso de imagens de satélite com ArcGIS.

Categorias

SOLUÇÕES INTELIGENTES PARA RESULTADOS TRANSFORMADORES

Transformação digital para negócios que visam alta performance.

Recent Posts

Você conhece a Codex?

Inscreva-se em nossa newsletter

E receba conteúdos exclusivos diretamente
na sua caixa de entrada.