O conceito básico de sustentabilidade ambiental está na necessidade de garantir a disponibilidade dos recursos naturais atualmente, assim como para as gerações futuras.
E quando levamos a sustentabilidade para as compras e contratações feitas pela administração pública – ou seja, as chamadas licitações verdes -, elas representam uma forma de inserção de critérios ambientais e sociais nessas aquisições.
Essas compras priorizam produtos que atendem critérios de sustentabilidade, como facilidade para reciclagem, vida útil mais longa, geração de menos resíduos em sua utilização, e menor consumo de matéria-prima e energia.
Para isso, é considerado todo o ciclo de fabricação do produto, da extração da matéria-prima até o descarte. Assim, o objetivo do ente público na escolha da proposta de melhor interesse, deve levar em conta não apenas o preço, mas a qualidade, o custo com a utilização e a conformidade com o dever do Estado de proteção ao meio ambiente, que hoje se traduz em uma política de desenvolvimento sustentável.
O artigo a seguir pretende mostrar como são feitas as licitações verdes e como os fornecedores de órgãos públicos podem alcançar as propostas e vencer mais concorrências.
Instrução normativa rege contratação de serviços e bens sustentáveis
No Brasil, existe desde 2010, a Instrução Normativa SLTI/MP n° 01, que ordena sobre critérios de sustentabilidade ambiental na compra de bens, contratação de serviços ou obras pela administração pública federal.
Para o cumprimento da normativa, o instrumento convocatório deverá formular as exigências de natureza ambiental de forma a não frustrar a competitividade. Nas licitações, durante o critério de julgamento do tipo de melhor técnica ou técnica e preço, deverão já constar no edital os padrões objetivos de sustentabilidade ambiental para a avaliação e classificação das propostas.
A medida serve de instrumento para incentivar as empresas a adotarem nos seus processos produtivos padrões e tecnologias comprometidos com o meio ambiente, sob pena de exclusão do mercado das compras públicas.
A ideia é orientar as empresas para que tornem seus produtos e processos melhores, do ponto de vista socioambiental.
Oferta sustentável e licitações de contrato
As aquisições verdes tornaram-se comuns na maioria das licitações de contratos. As organizações governamentais federais e municipais estão exigindo que seus fornecedores e vendedores sejam sustentáveis.
Muitas empresas do setor privado que emitem solicitações de propostas ou licitações de contratos também exigem ou preferem comprar de fornecedores sustentáveis.
Frequentemente, eles exigem algum tipo de certificação verde, ambiental ou de sustentabilidade, demonstrando que os produtos, serviços ou práticas comerciais dos licitantes, são desenvolvidos e fornecidos adotando critérios com a finalidade de proteger e preservar o meio ambiente.
Como garantir a credibilidade da sustentabilidade
As empresas que levam a sustentabilidade a sério, devem ter uma maneira confiável e transparente de comunicar sua posição para ter qualquer chance de serem selecionadas no ciclo de compras.
Elas precisam se posicionar com credibilidade ao falar sobre as conquistas ambientais de seus negócios. Devem também demonstrar com precisão seu status verde para ganhar licitações de contratos e atender aos rigorosos critérios de fornecimento sustentável.
As organizações precisam mostrar como suas práticas de negócios verdes merecem consideração em licitações, que podem ser diferenciadas e às vezes difíceis. Na maioria dos casos, isso pode exigir uma certificação de sustentabilidade de terceiros ou o que costumamos chamar de certificação de negócios verdes.
As empresas aqui citadas, são aquelas que precisam demonstrar um certo nível de compromisso com a sustentabilidade em suas práticas e políticas de negócios como parte de suas licitações de contratos.
Isso não se concentra em organizações que produzem ou fabricam produtos verdes. As empresas que produzem produtos sustentáveis, geralmente sabem como detalhar o que diferencia suas ofertas e buscar os “selos verdes”. Vamos citar agora as etapas da jornada para alcançar os contratos verdes.
Etapas para conquistar licitações verdes
Licitar em contratos como um fornecedor sustentável começa com ser sustentável. Não há como fingir.
Faça a caminhada
Você tem que ser um gestor ambiental comprometido, não apenas para licitar projetos e contratos, mas também para proteger o planeta, a sociedade, as comunidades locais e seus trabalhadores.
Isso também tornará sua empresa mais bem administrada e mais eficiente. Do ponto de vista competitivo de compras, a maioria das empresas hoje está envolvida em alguns esforços de sustentabilidade.
Se o seu negócio não estiver, ele está em desvantagem competitiva. Isso é claramente demonstrado pelo fato de que em 2020, mais de 95% das empresas no S&P 500 estavam oficialmente relatando fatores ambientais, sociais e de governança (ESG). Compare isso com 2013, quando esse índice era menor do que 20%.
Alternativas para relatórios ESG
Sua empresa provavelmente está fazendo algumas coisas de maneira sustentável, mas não têm os recursos de uma empresa S&P 500 para se envolver com soluções e fornecedores de relatórios ESG.
É importante discutir uma forma alternativa e acessível não apenas para medir com precisão todas as grandes coisas que elas já fizeram, mas também para saber onde você realmente está e o impacto potencial de onde você poderia estar. Afinal, se você não consegue medir sua posição atual, não consegue gerenciar onde quer estar.
Você também precisa encontrar uma maneira de envolver seus funcionários e direcioná-los para onde você precisa que eles vão. Uma estrutura de sustentabilidade e uma tabela de desempenho clara são ferramentas necessárias. كيفية ربح المال
Isso ajudará a engajar seus funcionários e sua empresa a maximizar seu impacto de sustentabilidade. Transformará sua organização em um negócio sustentável que poderá, então, de forma fácil e honesta, demonstrar suas práticas sustentáveis em processos de compras e licitações de contratos sustentáveis.
Conte o que você faz
As experiências que você ganha lhe darão credibilidade e autenticidade em todas as negociações voltadas para o cliente, não apenas em licitações de contratos. Quando as organizações incutem uma cultura sustentável, ela permeia tudo o que você faz.
Os funcionários se sentem motivados e são mais produtivos. Os processos são mais eficientes, o uso de energia é baixo e os custos são reduzidos. Você produz menos resíduos e reduz sua pegada de carbono.
Se você for uma empresa pública, aumentará sua classificação ESG. Esses resultados se tornam parte da história da sua organização e de como os funcionários se envolvem com seus clientes.
Sustentabilidade como vantagem competitiva
Ser um negócio muito sustentável hoje é uma verdadeira vantagem competitiva. Para ser uma grande empresa atualmente, você tem que ser uma “boa” corporação também. É a única maneira de atrair os melhores funcionários e os melhores clientes. Isso também elevará sua marca.
Há motivos para empresas como a Patagônia, por exemplo, chegarem a qualquer conversa de negócios com a aura de ser um verdadeiro líder em responsabilidade social e sustentabilidade. Elas lideram pela forma como trabalham e sem lavagem verde, e são capazes de promover seu compromisso e realizações verdes. As organizações aspiram ser assim!
Ganhe credibilidade com certificação de negócios sustentáveis
Depois de começar a implementar iniciativas de sustentabilidade em seu negócio, você precisa promover essas conquistas de forma ativa, interna e externamente.
No entanto, para ganhar credibilidade real por esses esforços e para ser levado a sério em qualquer processo de desenvolvimento sustentável, você provavelmente precisará ser certificado de forma independente por uma organização ou escritório terceirizado confiável. As opções incluem as certificações Carbon Trust, LEED, ISO14001 e Procel Edifica, entre outras.
Escolha a certificação mais confiável e correta para o seu negócio
Existem muitos fatores que sua organização deve considerar ao selecionar o parceiro de certificação independente certo:
- Seu setor – existem regulamentações ambientais do setor?
- Sua localização – Existem regulamentações locais ou agências ambientais locais?
- O tamanho e o orçamento da sua empresa – De quais recursos você precisa para obter a certificação?
- Seus processos – O que você e seus funcionários podem fazer para serem mais sustentáveis?
- Prazo – Há uma necessidade urgente de ser certificado para uma licitação de contrato iminente? ربح المال
- Tipos de contratos – A sua empresa concorre para obras governamentais? Seus clientes exigem que você seja sustentável?
Esses elementos geralmente ditarão o tipo de certificação que você deve buscar. Por exemplo, um processo de abastecimento sustentável pode exigir especificamente a certificação de edifício verde, no qual a Certificação LEED seria mais apropriada.
Mesmo que esse seja um processo longo e caro, você pode não ter escolha. Se você está em um negócio de manufatura em que a sustentabilidade e a conformidade ambiental se tornaram essenciais, a ISO 14001 pode ser sua única opção.
Se seu negócio principal e sua marca forem baseados na sustentabilidade, o caminho da FSC (Forest Stewardship Council) é um dos certificados mais reconhecidos no mundo e pode fazer sentido. É um processo mais longo e rigoroso, mas vale a pena em algumas situações.
Certificação Green Business Bureau
Outra opção comum é preencher uma certificação online do Green Business Bureau. O Green Business Bureau é um programa robusto para ajudar as empresas a se tornarem mais sustentáveis e inclui a EcoAssessment, uma ferramenta EcoPlanner online e certificação de negócios verdes.
Esse programa compreende mais de 400 iniciativas verdes e EcoPlans para considerar e escolher. O processo de certificação da GBB é inteiramente baseado em iniciativas, de forma que uma empresa receberá pontos para cada atividade que realizar.
As iniciativas são organizadas pela área de negócios que impactam, como edifício, refeitório, transporte ou materiais de escritório, por exemplo, e ainda marcadas pelo esforço, custo e impacto ecológico da iniciativa.
Essa estrutura simples, mas flexível, garante que uma empresa possa facilmente direcionar e implementar os esforços que melhor atendam às suas necessidades e oportunidades.
O selo Green Business Bureau é amplamente reconhecido para que as empresas associadas obtenham o reconhecimento positivo de seu compromisso com a sustentabilidade e o meio ambiente.
A GBB oferece ainda uma coleção de ferramentas e oportunidades para as empresas associadas compartilharem, diferenciarem e serem reconhecidas por suas conquistas ecológicas com clientes, consumidores em potencial, parceiros, reguladores e comunidades.
Um selo da web “clicável” leva clientes e funcionários a uma página de sustentabilidade pessoal que mostra o nível verde de uma empresa, pontos e realizações.
Portanto, ao escolher a abordagem de certificação certa para seu negócio, as empresas devem olhar não apenas para o orçamento ou o tempo que pode levar para se tornarem certificadas com credibilidade, mas também considerar qual solução mais as ajudará a entender seu estado atual e auxiliá-las no processo de aderir à sustentabilidade.
Tenha uma estrutura de sustentabilidade para medir seu cuidado ambiental
As empresas devem implementar uma estrutura de sustentabilidade como parte da certificação para ajudá-las a priorizar, planejar, implementar e medir seu sucesso. Conforme discutido, um programa de certificação envolverá os funcionários e ajudará a criar uma cultura verde.
Em muitos casos, um programa direcionado como o Green Business Bureau Certification é uma opção acessível e flexível que pode ser o melhor caminho para o seu negócio. A Certificação GBB também pode ser um primeiro passo fácil para eventualmente se tornar certificado B-Corp ou compatível com ISO14001.
Em resumo, as empresas que olham além de apenas serem certificadas para licitações de contratos e implementam uma estrutura e solução de sustentabilidade que incutem um propósito e uma cultura de proteção ambiental em sua organização, colherão enormes benefícios.
Elas serão recompensadas em várias frentes e atenderão às demandas de sustentabilidade de todos os públicos de interesse: prospects, clientes, parceiros, colaboradores, investidores, acionistas e o planeta.
E claro, vencerão mais licitações de contratos e conquistarão novos clientes. Nem é preciso dizer que negócios verdes são bons negócios.
Quer começar a transformar sua empresa em sustentável? Neste post, contamos como você pode começar: O que é uma estratégia ESG?