Tecnologia GIS: como ela ajuda no gerenciamento da energia?

O Brasil vem sofrendo com picos de transição de energia por conta de uma crise hídrica. Nesse sentido, os desafios para as companhias de transmissão e distribuição são enormes, pois precisam ainda encontrar uma maneira de lidar com a crescente demanda. 

Diante dessas dificuldades, governos e empresas necessitam investir em modificações consideráveis ​​na infraestrutura de energia. E o grande potencial dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG) para contribuir com as análises geoespaciais e métodos de visualização necessários para a conscientização e apoio à decisão são fundamentais.

Neste post, vamos mostrar como as corporações e administrações públicas podem desbloquear todo o potencial do GIS e impulsionar a transição energética.

Este artigo examina as diferentes aplicações GIS e como elas beneficiam os projetos de construção

Projetos de energia e a tecnologia GIS

Os avanços no mapeamento GIS ajudam a tomar decisões mais inteligentes quando se trata de gerenciar seus projetos de energia. O GIS organiza e processa dados geográficos e de uma variedade de fontes e integra essas informações em um projeto de mapa. 

Os mapas GIS interativos permitem que os usuários alterem a natureza das informações, digitalizem em qualquer direção e aumentem e diminuam o zoom para obter uma imagem mais clara dos dados. 

Como resultado da transição energética, as empresas enfrentam desafios causados ​​pela crescente demanda irregular e fornecimento de eletricidade em suas redes. 

Do lado da demanda, conforme dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS)  a partir do último trimestre de 2021, a capacidade atual de geração de energia do Brasil não será suficiente para atender à demanda. Sendo assim, é imprescindível aumentar em 7,5% a oferta de eletricidade.

Demanda e oferta de energia no Brasil

Do lado da oferta, no país, a matriz energética renovável chega a quase 50% . Quase metade da energia produzida no Brasil vem de fontes renováveis, de acordo com o Ministério de Minas e Energia.

Esses exemplos fazem parte das três tendências essenciais em relação ao planejamento da infraestrutura de energia, geração e armazenamento de energia: 

  • Produção planejada para produção flutuante com base em fontes de energia renováveis;
  • Geração centralizada para geração descentralizada; 
  • Portadores de energia caros para portadores de energia gratuitos.

Diante desse cenário, vamos mostrar agora como o GIS pode ajudar a desenvolver projetos de energia.

Como o GIS pode auxiliar os projetos de energia

O GIS se tornou uma ferramenta crítica de planejamento e gestão para abordar onde e como habilitar os esforços de energia sustentável.

#1 Aumento da compreensão

O mapeamento GIS é um sistema prático que reúne dados de muitas fontes. Isso facilita uma melhor comunicação, quebrando as barreiras entre as organizações e aumentando o entendimento. سباقات الخيل A tecnologia está se tornando mais fácil de usar e mais multidimensional, com melhor usabilidade e gerenciamento de dados.

#2 Mudando a maneira como vemos a energia 

Existem várias aplicações GIS que podem melhorar a maneira como fornecemos e produzimos energia e como vemos os recursos do nosso planeta. Usando o mapeamento GIS, podemos determinar as melhores localizações para parques eólicos, analisar o terreno, criar mapas do vento, localizar as melhores áreas de recursos de energia e visualizar as linhas de transmissão.

O mapeamento GIS também pode ser usado para rastrear o progresso das instalações solares, calcular o potencial de energia solar dos telhados dos edifícios e apresentar as informações em um formato amigável.

Fazer uso desse recurso GIS significa analisar cada faceta do processo de projeto e construção, rastrear, manter e visualizar todos os sistemas e preservar um banco de dados geográfico corporativo ao longo do ciclo de vida de um edifício. لعب قمار على النت

#3 Acessibilidade

O mapeamento GIS é um recurso rico para informações e dados e um levantamento topográfico pode ser facilmente integrado a um GIS. Os clientes podem acessar essas informações por meio de um mapa online intuitivo e fácil de usar. موقع المراهنات العالمي

Como vimos, o mapeamento GIS provou ser uma tecnologia flexível e em evolução, capaz de se adaptar às mudanças do ecossistema. A tecnologia abraçou essas mudanças, se tornando mais valiosa e poderosa a cada etapa dessa evolução.

Essas são apenas algumas das razões pelas quais o mapeamento GIS é essencial para o gerenciamento geral do projeto e para a conclusão bem-sucedida de projetos de agrimensura. 

Conheça nossas soluções para o setor de energia!

Categorias

SOLUÇÕES INTELIGENTES PARA RESULTADOS TRANSFORMADORES

Transformação digital para negócios que visam alta performance.

Recent Posts

Você conhece a Codex?

Inscreva-se em nossa newsletter

E receba conteúdos exclusivos diretamente
na sua caixa de entrada.