Vantagens das imagens de satélite ao setor público

Um governo eficiente requer bons dados, seja a nível nacional ou local. Mas apenas acumular dados sobre pessoas, população, geografia urbana e rural, e a vasta gama de atividades humanas, não é suficiente.

As imagens de satélite podem ajudar a compreender a atividade humana em cidades ou em áreas menos povoadas, por meio de mapeamento e monitoramento, auxiliando os governos e as autoridades locais na compreensão das várias fontes de impacto na população, gestão de terras e na gestão de carbono.

Quando se trata de coletar dados visuais da terra, não há melhor ponto de vista do que o do espaço. Como resultado, tanto governos quanto organizações corporativas estão investindo pesadamente em imagens de satélite.

A tecnologia de sensores embarcados em satélites orbitais, fornece uma quantidade sem precedentes de dados acionáveis ​​a serem armazenados, analisados ​​e aproveitados para insights.

Conheça agora, neste artigo, as principais possibilidades das imagens de satélite para o setor público. 

Imagens de satélite: ferramentas essenciais para governos

As imagens de satélite são ferramentas importantes para muitas aplicações, desde  construção até a recuperação de desastres naturais. Muitos setores governamentais e não governamentais já usam imagens de satélite em seu trabalho diário. 

Governos estaduais e locais utilizam essa tecnologia para mapear projetos essenciais de serviço público. Por exemplo, municípios e estados usam imagens para entender a composição de suas áreas para avaliação de impostos, obras públicas e aplicações de segurança pública, desde riscos naturais até ocorrência de crimes. 

Os satélites podem monitorar e medir o impacto da atividade humana em qualquer área de interesse, gerando dados de localização que, quando combinados com outras fontes de dados, apoiam uma tomada de decisão governamental eficiente para comunidades mais seguras e prósperas.

Exemplos de aplicações:

  • Planejamento urbano e rural e gestão comunitária;
  • Levantamento, registro e verificação cadastrais;
  • Monitoramento de infraestrutura, gestão de terras, planejamento e mitigação;
  • Rastreamento populacional e medição do PIB;
  • Aplicação da lei e monitoramento de atividades ilegais.

Existem muitas vantagens em usar imagens de satélite no setor público, vamos conhecê-las agora.

Vantagens das imagens de satélite para o setor público

Os avanços na resolução espacial, espectral e temporal ao longo dos últimos anos, expandiram muito as oportunidades para aplicações práticas de dados de sensoriamento remoto.

Como as imagens de satélite são coletadas digitalmente, não há perda de dados. Elas também contêm mais informações, cobrem uma área de solo maior do que fotos aéreas, e fornecem atualizações diárias da área de interesse ou de acordo com a sua demanda. 

Além de tais fatores, elas ainda propiciam enormes benefícios para atualizações de mapas cadastrais, desenvolvimento econômico, proteção e preservação ambiental, gestão de desastres e segurança pública. Veja agora onde gestores públicos podem utilizar imagens de satélite e obter grandes resultados para seus projetos: 

Fiscalização municipal e aumento da arrecadação

Para os municípios, o monitoramento das áreas urbanas por imagens de satélite é mais prático e ainda pode aumentar a receita. A prefeitura de Porto Alegre – capital do Rio Grande do Sul -, por exemplo, com base em leis municipais, vem utilizando imagens geoespaciais para identificar alterações na metragem e benfeitorias dos imóveis. Essa possibilidade permite ajustar as alíquotas do IPTU.

Entende-se que, alterando a metragem, o valor de mercado do imóvel também é alterado, e por conseguinte, o tributo predial e a arrecadação. Outra vantagem é a possibilidade de apurar dados sem precisar enviar técnicos ao local. لعب البوكر Com tudo isso, a eficiência dos serviços aumenta de forma significativa.

Arquitetura, engenharia e construção 

As áreas da arquitetura, engenharia e construção, usam imagens de satélite para obter uma visão mais abrangente de um local selecionado e de seus arredores. Os setores de engenharia contam com imagens para projetos de infraestrutura de grande escala, como construção de dutos e ferrovias, por exemplo, para identificar características como estruturas de solo relacionadas, planejamento de rotas, análise de vegetação e monitoramento em tempo real de suas áreas de projeto.

Planejamento urbano e GIS

É possível solicitar ao seu gerente de GIS ou gerente de engenharia que faça o download das imagens de satélite em um sistema CAD, que alimentará o mapa base a partir do qual você trabalha. Assim, você terá dados (imagens) poderosos para desenvolver seu projeto com mais precisão. 

O setor de habitação é bastante dinâmico, variando da ocupação ilegal de terras e proliferação de assentamentos informais, até o rápido desenvolvimento de propriedade,  desastres naturais e provocados pelo homem que podem afetar as cidades.

As imagens fornecem um nível de detalhe sem precedentes das principais cidades, redes de transporte, parques nacionais e infraestrutura de energia.

Para uso em projetos inovadores

Imagens de satélite podem fornecer a alta resolução que os gerentes precisam para trabalhar. Essa ferramenta permite que os usuários vejam recursos tão detalhados como pára-brisas de veículos e faixas de rodagem. المراهنة

As imagens são mais flexíveis em condições climáticas adversas pois podem revisitar os locais de interesse a cada poucos dias, até obterem a imagem com as características ideais, por exemplo, sem a cobertura de nuvens. Além disso, os satélites não são limitados por questões de gerenciamento do espaço aéreo nacional e internacional.

Este tipo de dados de satélite vem sendo usado em vários projetos-piloto. Quando  combinado com outros tipos de dados espaciais, como dados socioeconômicos e técnicas de aprendizado de máquina, pode ser auxílio na identificação dos melhores locais para pontos de carregamento de veículos elétricos, por exemplo, em toda a cidade.

Meio ambiente

Os setores públicos que atuam com o meio ambiente, podem usar imagens de satélite como uma ferramenta para monitorar a poluição de fontes móveis ou difusas, ou para proteger áreas de interesse ambiental, por exemplo;

Também é possível medir os deslocamentos do solo e identificar a localização precisa das mudanças no ambiente urbano e natural. Outra área crítica para as operações de serviços públicos, é o gerenciamento da vegetação.

Pode ser caro identificar áreas de vegetação invasora. Agendar e direcionar equipes para podar a vegetação que requer atenção geralmente não é o ideal, pois isso aumenta o custo do seu manejo. A otimização desses processos por meio de imagens de satélite pode produzir benefícios significativos na forma de menos interrupções e custos reduzidos.

Para a produção e gestão de energia solar, as imagens de satélite podem ajudar as cidades na exploração de telhados não utilizados ou de vagas de estacionamento para produzir energia verde, fornecendo acesso a dados sobre área disponível para captação de radiação solar em nível de cidade.

Os dados de observação da terra também trazem informações preciosas para prever a subsidência do solo (rebaixamento da superfície do terreno devido à remoção de fluido do subsolo e consequente redução da capacidade de suporte) e priorizar a manutenção de edifícios, infraestrutura e pavimentação de ruas. 

Os dados podem ajudar as cidades a monitorar poluentes no ar que afetam a saúde da população em ambiente urbano. Eles disponibilizam dados sobre partículas finas em cidades com base em imagens de satélite, e podem ser combinados com outras informações para ajudar as autoridades locais na definição das melhores políticas para tornar as cidades mais sustentáveis.

Além disso, existem mecanismos de financiamento para desenvolver novos serviços com apelos específicos para soluções urbanas com base em dados de satélite. Desde o monitoramento da poluição até o apoio à próxima geração de veículos elétricos, as imagens de satélite estão transformando nossa sociedade desde os céus.

Estes são exemplos de como o apoio de imagens de satélite estimulam a inovação, impulsionando o crescimento e fortalecendo ainda mais os serviços públicos. كيفية ربح المال

Como as imagens de satélite podem ser usadas em projetos públicos

Para cumprir todas as funções apresentadas, o uso de imagens de satélite, bem como seus produtos derivados, são cruciais. Saiba resumidamente como elas podem ser usadas:

  • Com outros conjuntos de dados secundários para identificar terras adequadas ou inadequadas para o desenvolvimento;
  • Como uma camada de mapa base ao mapear propriedades, projetos e distritos em todo o país;
  • Para digitalizar objetos como edifícios, rios e pontos de referência;
  • Como ponto de referência para monitorar o andamento dos projetos;
  • Em combinação com o software de business intelligence para comparar os números de entrega do projeto com as áreas do mesmo;
  • Para mapear assentamentos informais e contagens de estruturas informais;
  • No mapeamento de áreas afetadas por desastres naturais, como incêndios e inundações.

Portanto, gestão de energia, conectividade, mobilidade, planejamento urbano e ambiental, proteção de infraestrutura contra riscos naturais e antrópicos, e monitoramento da qualidade do ar, fazem parte da extensa lista de aplicações de satélite. 

Fornecer aos governos e instituições esses dados de satélite é um exemplo de como é possível explorar totalmente o poder da tecnologia e dos dados para fornecer serviços de classe mundial – além de impulsionar a inovação, economia e melhoria do serviço público.

Saiba mais: Conheça a importância das imagens de satélite no planejamento municipal

Categorias

SOLUÇÕES INTELIGENTES PARA RESULTADOS TRANSFORMADORES

Transformação digital para negócios que visam alta performance.

Recent Posts

Você conhece a Codex?

Inscreva-se em nossa newsletter

E receba conteúdos exclusivos diretamente
na sua caixa de entrada.