Conectar o valor das ações ambientais, sociais e de governança (ESG) ao valor empresarial de um negócio é uma tarefa que exige uma estratégia. É preciso olhar para o que está sendo medido e aprimorado e o impacto que isso tem nos resultados financeiros e não financeiros e considerar ainda, as expectativas de todos os stakeholders.
Historicamente, os principais direcionadores de valor estão focados no aumento da receita e na redução de custos. No novo e crescente mundo dos investimentos sustentáveis, existe uma maior necessidade em garantir que os ganhos e os gastos sejam gerenciados de forma positiva dentro de um conjunto mais amplo de partes interessadas.
E essas coisas são possíveis, mesmo dentro de um cenário competitivo. Trouxemos uma abordagem para você começar a pensar em como fazer isso. Confira!
Conecte o ESG ao seu negócio
Dessa forma, implementar uma abordagem mais indireta e de longo prazo com o benefício adicional de maior satisfação dos funcionários e clientes é uma vitória para todas as partes interessadas.
Por exemplo, melhorar a satisfação dos funcionários pode reduzir a rotatividade, o que, por sua vez, diminui os custos de recrutamento e traz benefício também para o cliente, aumentando as referências.
Outro exemplo, mas que pode ser mais difícil de rastrear, é quando for considerar o consumo de energia e água ou a produção de CO2 e resíduos, geralmente vai ocorrer uma relação entre a ação tomada e uma medida financeira.
Importância da implementação e inclusão de ESG nos portfólios
Como vimos, gerar valor no cenário competitivo de hoje requer uma nova abordagem. Mesmo antes da interrupção causada pelo Covid-19, as empresas já vinham enfrentando uma certa pressão de clientes e investidores para transformarem e agregarem seus processos empresariais a ações sustentáveis. مراهنات على كرة القدم
E muitos negócios deram início ou concluíram revisões ESG em todo o portfólio e hoje têm políticas ESG formais em vigor. O desafio que essas organizações enfrentam é industrializar seus processos para permitir um ciclo contínuo de medição, benchmarking e melhorias em todo o portfólio. قوانين لعبة الروليت
Também é importante considerar o impacto mais amplo de dados e sistemas, e fornecer um nível de percepção que incorpore financeiro, operacional, ESG e criação de valor.
Como o ESG cria valor?
De acordo com um relatório dos Princípios para o Investimento Responsável (PRI), existem evidências claras de que o envolvimento de investidores com empresas em questões ambientais, sociais e de governança (ESG) pode criar valor para os acionistas.
Mas, apesar do crescimento na atividade de engajamento por parte dos investidores, entender como ESG cria valor é mais complicado.
Dentro de um negócio privado e com risco capital, ESG tem sido um dos principais fatores emergentes no cálculo de valor. Os gerentes de portfólio estão começando a incorporar ESG em seu planejamento de criação de valor e acreditam que alinhar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) com os propósitos corporativos ao buscar oportunidades de investimento aumenta o retorno e reduz o risco.
Para executivos e investidores, entender as ligações entre ESG e valor de negócios é essencial para tomar decisões sólidas sobre como alocar capital e outros recursos.
Qual a ligação entre ESG e a criação de valor?
De acordo com um relatório da Deloitte, os impactos ESG são geralmente de longo prazo por natureza e, em muitos casos, além do controle direto de uma empresa. Isso torna a vinculação dos impactos ESG ao valor do negócio ainda mais desafiadora.
As empresas do setor privado já estão obtendo sucesso por meio do reconhecimento e aplicação do ESG. Afinal, estratégias de investimentos sustentáveis são baseadas na crença de que investir em negócios orientados para a sustentabilidade proporciona retornos financeiros e impacto ambiental mensurável. لعبة البلاك جاك
Para isso é importante que se tenha um programa de integração ESG em suas operações e cultura que integre sistematicamente as diretrizes e práticas de gestão ESG no dia a dia, tanto no nível dos sócios quanto da empresa e portfólio.
No entanto, apesar desses movimentos positivos em direção a estratégias de investimento mais sustentáveis, ainda existem fatores de relutância que incluem:
- Falta de consistência de fontes;
- Qualidade e confiabilidade dos dados;
- Formas díspares de mensurar e relatar – com fundos atualmente usando dados de agências de classificação e terceiros para desenvolver suas próprias estruturas de avaliação ESG que são deixadas em aberto para interpretação.
Portanto, a questão não é mais “se”, mas “como” o engajamento ativo em torno de ESG gera valor.
Empresas com ESG são mais bem-sucedidas
O ESG é um disruptor e é interessante observar as pesquisas futuras que comparam e contrastam os resultados de empresas que estão liderando e atrasadas na frente em ESG. A expectativa é que as empresas que realmente adotam o ESG como uma oportunidade de se diferenciar com seus produtos sejam mais bem-sucedidas, o que, por sua vez, preservará ou melhorará as avaliações.
O desafio permanece em como superar a complexidade de conectar ESG à criação de valor com um relatório sugerindo que as medidas ESG – incluindo a descarbonização – poderiam ser incorporadas aos planos de criação de valor que a organização já possui.
ESG e sustentabilidade vieram para ficar
A partir da montanha de evidências, fica claro que quando as empresas incorporam o ESG em sua estratégia de investimento de longo prazo e de forma firme em seu planejamento de criação de valor, elas podem aumentar seus retornos financeiros, mitigar riscos e desenvolver maior resiliência.
No entanto, transformar-se em um líder ESG leva tempo e, para atingir as metas de sustentabilidade e ser um bom cidadão do mundo, as empresas precisam pensar de forma holística em todo o processo de criação de valor.