Desde que o primeiro satélite foi lançado em órbita no ano de 1957, a tecnologia espacial evoluiu rapidamente. Hoje, um número crescente de satélites orbita ao redor da terra, possibilitando várias aplicações de observação, comunicação, navegação e ciência.
Embora nem sempre percebemos ou reconhecemos sua existência, o importante papel que esses sistemas desempenham em nossas vidas diárias não pode ser subestimado. Satélites contribuem consideravelmente para o nosso bem-estar e nos permitem atingir objetivos de formas novas e inovadoras.
Veja neste post, algumas das aplicações dos satélites no dia a dia.
5 USOS DOS SATÉLITES NO DIA A DIA
Do espaço, os satélites fornecem informações e serviços para apoiar as comunicações globais, a economia, segurança e defesa, gerenciamento de emergências, meio ambiente e saúde. Mas veja agora como eles estão presentes na nossa rotina.
1.FAZER PAGAMENTOS
Quer você pague seu café usando um Google Pay ou Pix e até mesmo com dinheiro retirado de um caixa eletrônico, nada disso seria possível sem satélites. Na verdade, todas as transações financeiras – desde as multimilionárias no mercado de ações até sua assinatura mensal da Netflix – dependem de localização por satélite.
Os sistemas globais de navegação por satélite, como os GPS por exemplo, se comunicam continuamente com telefones e computadores para dizer precisamente onde estão e que horas são.
2. SALVAR VIDAS
Muitas pessoas já ouviram falar que desastres naturais como incêndios florestais e tempestades tropicais estão se tornando mais frequentes e mais devastadores devido às mudanças climáticas. Felizmente, os satélites fornecem uma maneira de monitorar esses desastres, estudar seu comportamento e até mesmo apoiar esforços de resposta e socorro.
Os dados de uma série de naves espaciais detectam focos de incêndio assim que eles acontecem. Eles usam imagens infravermelhas para identificar os pontos quentes à medida que aparecem, medições do vento para prever o caminho do incêndio e mapas de terreno e vegetação para ajudar os bombeiros a planejar sua resposta.
Dados de satélites também têm sido usados para monitorar tempestades tropicais, prever seu caminho e ajudar as comunidades a se prepararem para o impacto esperado.
3. FONTE VITAL DE INFORMAÇÃO QUALIFICADA
Os satélites operam em uma “terra de ninguém”, sem que nenhum país ou entidade possa reivindicar uma região do espaço como sua. Por causa disso, os satélites podem fazer imagens de qualquer lugar da terra, ao contrário de aeronaves ou drones, que podem precisar de permissão para entrar no espaço aéreo de outro país.
Com mais de 6.000 satélites no espaço, é muito difícil se esconder de todos os olhos no céu. Por esta razão, os dados de satélite tornaram-se uma fonte vital para ativistas, jornalistas e investigadores.
4. PARANDO A PESCA PREDATÓRIA E A PIRATARIA EM ALTO MAR
Todos os navios acima de um certo tamanho são obrigados a transmitir sua posição a cada minuto. Perto da costa, esses sinais podem ser detectados por antenas terrestres, mas quando os navios estão no mar, esses sinais só podem ser recebidos por satélites e, é claro, por outras embarcações próximas.
Piratas, pescadores ilegais muitas vezes não carregam um farol ou o desativam para evitar a detecção. Felizmente, imagens de satélite de alta resolução podem identificar embarcações no mar.
Ao comparar as localizações dos navios vistos com a dos sinalizadores detectados, podemos identificar os navios e alertar as autoridades de que algo suspeito está acontecendo.
5. IDENTIFICAR ESPÉCIES AMEAÇADAS DE EXTINÇÃO
Como você pode imaginar, contar animais é um negócio complicado, dificultado ainda mais por animais que vivem em locais remotos e de difícil acesso. Para enfrentar esse desafio, imagens de satélite já foram usadas, por exemplo, para estimar o tamanho das colônias de pinguins medindo a quantidade de guano (cocô de pássaro) no gelo.
Muito recentemente, usando dados de satélite de resolução extremamente alta, os cientistas conseguiram identificar e contar animais individuais, como baleias e elefantes, em imagens tiradas do espaço. É uma ferramenta incrível para conservacionistas que tentam proteger espécies animais ameaçadas da extinção por meio de caça furtiva, invasão humana e destruição de habitat.
Portanto, à medida que a tecnologia avança, o potencial dos satélites, sem dúvida, continuará a crescer. Novos mercados surgirão junto com oportunidades para ampliar os limites do que a tecnologia espacial oferece atualmente.
Conheça as imagens de satélite da Maxar.