Por que integrar o ESG na sua empresa é um bom negócio?

À medida que as empresas navegam pelas mudanças trazidas pela globalização, tecnologia, sociedade e comportamento do consumidor, a incorporação de fatores ambientais, sociais e de governança (ESG) em sua estratégia central pode ajudar a agregar valor a longo prazo.

O investimento socialmente responsável é visto pelos investidores com base em critérios ESG como uma forma de melhor gerenciar riscos e gerar retornos de longo prazo e mais sustentáveis.

O post, a seguir, analisa porque o ESG é fundamental para a superação de dificuldades nos negócios. Além disso traz uma ideia sobre as práticas que uma empresa pode absorver para garantir a resiliência no futuro.

Como o ESG pode promover resiliência ao seu negócio

A pandemia causou um impacto profundo nas organizações e depois disso, tem havido um ímpeto crescente e um reconhecimento em relação à construção de resiliência empresarial. No longo prazo ela defende negócios que atendam às expectativas das partes interessadas e tenham modelos de negócios sustentáveis, além de lucratividade. Conheça algumas práticas de resiliência para o seu negócio:

#1 Tenha uma comunicação clara com as partes interessadas

Uma organização que é decisiva e ágil é baseada em um sistema de comunicação e engajamento das partes interessadas que pode ser construído com:

  • Canais de comunicação inovadores para minimizar as interações físicas;
  • Envolver e reconhecer a contribuição dos funcionários e mantê-los informados por meio da comunicação;
  • Comunicação das partes interessadas envolvendo estoque de suprimentos, contingência e planejamento de risco;
  • Envolvimento e mantendo as partes interessadas, como agências governamentais, investidores e credores das alterações necessárias.

#2 Priorize a segurança das pessoas e o engajamento contínuo

O COVID-19 tornou ainda mais claro o aspecto social da incorporação de ESG nos negócios e na segurança dos funcionários. Para construir resiliência, as organizações precisam adotar formas flexíveis para garantir a saúde e o bem-estar dos funcionários.

#3 Reexamine a estratégia para a continuidade dos negócios

Tenha uma disciplina rígida sobre o capital de giro e gerenciar o acúmulo de estoque ajudará as empresas a agir durante as crises. Além disso, é imperativo ser criativo e manter contato regular com os fornecedores para identificar quaisquer riscos potenciais e aumentar a resiliência do negócio

#4 Aposte em tecnologia e segurança da informação

Para construir resiliência nos negócios e ter um sistema ágil, é essencial que a infraestrutura em torno da tecnologia que mantém a segurança máxima seja construída com suporte de hardware e software para permitir uma operação tranquila.

#5 Redesenhe processos de risco para longo prazo

A gestão de riscos está diretamente ligada à resiliência em termos de planejamento e redução de vulnerabilidades. Portanto, é decisivo fazer uma avaliação do risco de longo prazo integrando o ESG ao seu negócio para que as organizações possam construir resiliência por um longo período de tempo.

#6 Maximize o uso de políticas de suporte do governo

As organizações devem rastrear notificações regulatórias para fazer as mudanças necessárias no ambiente operacional para manter a conformidade e tomar decisões informadas.

Os investidores institucionais estão intensificando seus esforços na avaliação de seu desempenho por meio da estrutura ESG. O choque rápido e maciço da pandemia e as medidas de bloqueio total para contê-la lançou a economia mundial em uma recessão e os fundos ESG tiveram um desempenho melhor do que o normal, já que ele garante a resiliência dos negócios a longo prazo.

Esse panorama funcionou como um apelo alarmante para as empresas, destacando o impacto profundo e direto da integração ESG na estabilidade econômica. Durante o COVID-19, vários indicadores, como boa governança corporativa e altos padrões sociais, surgiram como indicadores-chave de resiliência.

Além disso, uma infraestrutura digital altamente avançada surgiu como uma necessidade para absorver o choque de uma pandemia global. Portanto, é possível concluir que a situação do COVID-19 traçou paralelos entre os investimentos direcionados às ESG e a criação de valor de longo prazo.

Leia também: Por que ESG é a sigla que orienta os investimentos?

Categorias

SOLUÇÕES INTELIGENTES PARA RESULTADOS TRANSFORMADORES

Transformação digital para negócios que visam alta performance.

Recent Posts

Você conhece a Codex?

Inscreva-se em nossa newsletter

E receba conteúdos exclusivos diretamente
na sua caixa de entrada.