Mesmo antes da pandemia, a atenção aos objetivos das empresas relacionadas a questões, ambientais, sociais e de governança – ESG, na sigla em inglês – vem crescendo por parte de grupos de investidores, reguladores, colaboradores e clientes.
O propósito e os compromissos ESG ajudam as organizações a lidar com vulnerabilidades e contribuem para aumentar o retorno para os acionistas e a acessar investimentos para um crescimento de longo prazo.
Mas para tudo isso, é preciso entender que ESG é um processo. E neste post, vamos mostrar para você que muitas de suas práticas já podem encaminhar sua empresa ao desenvolvimento de uma estratégia sustentável de negócios. Confira!
ESG E A GESTÃO DE SUAS PRÁTICAS
A pressão da sociedade por iniciativas e práticas voltadas ao meio ambiente, ao social e a governança faz com que muitas empresas adotem checklists e abordagens simplistas em relatórios de sustentabilidade já existentes nas companhias.
Esses esforços superficiais de branding em torno de um propósito sem estarem embasados no DNA organizacional servem apenas de “check” nos itens relacionados a uma gestão dessas questões cada vez mais importantes:
INICIATIVAS AMBIENTAIS
Se refere ao uso de recursos naturais, emissões de gases de efeito estufa, eficiência energética, poluição, gestão de resíduos e efluentes.
POLITICAS SOCIAIS
São políticas e relações de trabalho, inclusão e diversidade, engajamento dos funcionários, treinamentos, relações com comunidades, privacidade e proteção de dados.
GOVERNANÇA EFICIENTE
Ter independência do conselho, política de remuneração da alta administração, diversidade na composição do conselho de administração, estrutura dos comitês de auditoria e fiscal, ética e transparência são alguns dos pontos relacionados a governança que as organizações precisam estar atentas.
QUAIS AS VANTAGENS DO ESG PARA SUA EMPRESA
Abaixo listamos 4 benefícios de sua empresa ter iniciativas ambientais, sociais e de governança (ESG):
AMPLIAÇÃO DE MERCADO
Ter iniciativas ambientais, sociais e governança ajuda as empresas a alcançar novos mercados e expandir para os existentes. Acesso facilitado a aprovações e licenças que oferecem novas oportunidades de crescimento.
REDUÇÃO DE CUSTOS
A execução eficaz do ESG pode ajudar a reduzir as despesas operacionais, como custos de matéria-prima e o gasto real da água ou do carbono, por exemplo.
AUMENTO DE PRODUTIVIDADE
Ter uma forte proposta ESG pode ajudar as empresas a atrair e reter talentos e aumentar a motivação dos colaboradores que são inseridos num ambiente de propósito claro.
OTIMIZAÇÃO DE INVESTIMENTOS E ATIVOS
Ter ESG pode aumentar os retornos de investimento ao alocar capital para oportunidades mais promissoras e sustentáveis, como, por exemplo, energias renováveis, redução de resíduos e depuradores.
Portanto, as empresas geridas com foco na sustentabilidade começam a se posicionar de forma muito melhor em relação aos concorrentes e estão preparadas para enfrentar condições adversas, enquanto ainda se beneficiam de ambientes de mercado positivos.
Implemente o ESG na sua empresa de forma simples e ágil. Conheça a plataforma Legaro!