Para saber o “onde” dos eventos perturbadores como uma pandemia global de saúde, uma situação de um atirador ativo, um incêndio violento, ou mesmo o local para o qual um vírus está se espalhando, a resposta mais eficaz você encontra no uso da inteligência da localização (LI).
Essa tecnologia tem a capacidade de combinar dados baseados em localização, comumente associada à inteligência de negócios – esse tipo de capacidade vai muito além da resposta de emergência.
Ela compila e enriquece diferentes tipos de grandes conjuntos de informações, como dados de GPS, transacionais, sociodemográficos, tráfego de pedestres ou de pontos de venda a fim de serem usados em análises geoespaciais profundas.
Juntando tudo, a Inteligência da Localização significa um melhor entendimento do risco sistêmico e a capacidade de antecipar uma resposta mais eficaz no momento.
Pensando nisso, preparamos este post para mostrar como e onde utilizar a LI para potencializar o seu negócio!
O que é a inteligência da localização?
A identificação de novos padrões e o estabelecimento de relacionamentos críticos entre tendências e dados demográficos criam uma mina de oportunidades para comerciantes, líderes da cadeia de suprimentos e estrategistas que estão esperando para explorar novos caminhos e mercados.
A Inteligência da Localização envolve as pessoas e a tecnologia usada para visualizar dados espaciais, identificando tendências e relacionamentos que resultam em informações acionáveis. تكساس هولدم
Ela se baseia em ferramentas de Sistema de Informações Geográficas (GIS) para fornecer insights baseados em dados que abrangem uma enorme quantidade de usos.
O primeiro exemplo registrado de inteligência de localização é atribuído ao sucesso de John Snow (considerado pai da epidemiologia moderna) em Londres, 1854, quando um surto de cólera foi rastreado e diminuído pelo mapeamento da área de casos sobreposta por um mapa de bombas d’água específicas.
Portanto, a Location Intelligence consiste em informações e percepções derivadas de dados geoespaciais (geodados), mapeados visualmente por camadas de informações espacialmente e/ou cronologicamente.
A inteligência da localização é comumente associada à inteligência de negócios, mas tornou-se amplamente aplicável em muitos setores e segmentos diferentes para resolver uma variedade de problemas, inclusive no setor público.
O que a Inteligência da Localização faz?
A Inteligência da Localização permite que analistas de negócios e governos otimizem sua posição estratégica, aproveitando os dados de localização criados a partir do comportamento do consumidor, fatores ambientais, fontes de dados da Internet das Coisas (IoT) e sistemas GPS.
A análise espacial ajuda o setor público e privado a detectar padrões e tendências que se relacionam a necessidades específicas de negócios, tornando as decisões estratégicas mais eficazes.
Quais são as ferramentas da inteligência da localização?
As empresas de LI oferecem ferramentas que permitem às organizações coletar e compilar big data, analisá-lo, filtrá-lo e visualizar os resultados em um nível amplo ou granular mapeado para uma localização geográfica.
As ferramentas geralmente são painéis (dashboards) baseados em software que permitem que analistas de LI e tomadores de decisão visualizem dados espaciais de maneiras intuitivas.
Eles descobrem tendências e oportunidades de negócios que as ferramentas analíticas tradicionais que não possuem os recursos de “mapeamento” deixam passar.
Quem se beneficia com a inteligência da localização?
A inteligência de localização é usada pelos seguintes setores:
Setor Público
Os dados de inteligência de localização no setor público podem ajudar os departamentos de polícia a alocar recursos de maneira ideal para impactar a segurança pública até o nível da rua ou cruzamento.
As entidades governamentais também podem combater a fraude, o desperdício e o abuso usando dados geoespaciais para identificar gastos inadequados.
Experiência
A inteligência de localização em tempo real permite que grandes locais como estádios, resorts e aeroportos aprimorem a experiência do cliente, fornecendo alertas de localização, entrega mais rápida de produtos e gerenciamento eficaz de filas para serviços sob demanda, como banheiros.
Varejo
Os dados de localização permitem que os varejistas mapeiem os padrões de comportamento de compra do consumidor na loja para localizar certos produtos de maneira ideal, bem como distribuir ofertas móveis com base na localização dos compradores na loja ou no histórico de comportamento de compra.
Os dados de Internet das Coisas (IoT) também podem permitir o gerenciamento de inventário perfeito quando analisados de forma cruzada com outros locais ou depósitos.
Seguro
A visualização de dados espaciais diminui o comportamento reativo das seguradoras e permite que sejam mais pró-ativas na redação de apólices precisas com base nos dados de uso, reservando e alocando capital e evitando danos de desastres naturais iminentes.
Isso ajuda os analistas de dados de seguros e os segurados a reduzir o risco para benefício mútuo.
Serviços financeiros
A inteligência de localização ajuda bancos e instituições financeiras a otimizar a localização de suas agências e caixas eletrônicos, bem como detectar fraudes com mais eficácia, evitar a sinalização de cobranças legítimas e promover ofertas especiais.
Ensino superior
As universidades podem usar dados de localização para otimizar seu processo de recrutamento de alunos, rastreamento de ex-alunos e doadores e para esforços de mapeamento de campus.
Quem usa a inteligência da localização numa empresa?
Já se foi o tempo em que a análise relacionada à localização ficava em um departamento GIS isolado, usando soluções baseadas em desktop antiquadas. شرح لعبه البوكر A LI está agora sendo adotada desde o vendedor da linha de frente até a diretoria, veja:
- Os departamentos de marketing usam para aumentar o ROI da campanha;
- As operações para otimizar a atividade da frota;
- O RH utiliza para rastrear viagens de funcionários;
- Os estrategistas para tomar decisões sólidas sobre fusões e aquisições.
Mais funcionários técnicos podem realizar análises enquanto partes interessadas comerciais podem interagir com aplicativos da web projetados para funcionar em conectividade com seus sistemas existentes, como CRMs ou ERPs.
Quais tipos de dados são usados pela LI?
Os dados de localização podem ser qualquer coisa, desde endereços e coordenadas de latitude/longitude a pontos, linhas e polígonos. Você também pode criar dados espaciais com nomes de lugares e unidades administrativas, como países e estados.
No entanto, além de usar dados internos de suas organizações (como CRM, cartão de fidelidade, comércio eletrônico), as organizações também reúnem dados abertos publicamente disponíveis para enriquecer suas análises. سلوتس
Conheça: SISDIA: a maior plataforma pública de inteligência territorial do Distrito Federal
Cada vez mais fluxos de dados espaciais para setores Financeiro, Mobilidade Humana, Tráfego Rodoviário, Pontos de Interesse, Tempo, Clima e Habitação, também são utilizados
Dessa forma, organizações que desejam executar suas operações com mais contexto espacial precisam trabalhar com as ferramentas certas e encontrar pessoas com as habilidades certas para reduzir o tempo gasto na análise.
O objetivo? Agir de forma relevante e obter insights importantes em seus negócios mais cedo.
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