Hoje em dia, ouvimos muito sobre “investimento ESG” em relação ao interesse crescente em Investimento Responsável. A sigla “ESG” significa ambiental, social e governança, e representa uma série de questões que podem ter impacto no desempenho de uma empresa e no valor para o acionista, seja para o melhor ou para o pior.
A regulamentação e o cuidado ambiental cresceram em volume e rigor nos últimos 20 anos, e para muitos investidores, o “E” na tríade ESG é o mais importante – o que vem causando mudanças de grande escala em muitos setores.
Identificar a origem dessas mudanças e o impacto em empresas e setores específicos é um desafio, mesmo para investidores bem informados.
Neste post, oferecemos uma visão mais detalhada do potencial de investimento e criação de valor do “E” em ESG e sua repercussão quando implementada.
A importância do “E” para os investidores
Muitos investidores, incluindo uma parte significativa de gestores de dinheiro institucionais, estão avaliando o desempenho ESG das empresas, juntamente com métricas financeiras mais tradicionais como parte de sua estratégia de construção de portfólio.
As prioridades ambientais, sociais e de governança (ESG) alcançaram a tendência dominante em finanças e gestão. Nos últimos seis anos, a quantidade de ativos globais gerenciados de acordo com estratégias de investimento sustentável mais do que dobrou.
E para muitos investidores, o “E” na tríade ESG é o mais importante. É essencial afirmar que os riscos ambientais têm um grande impacto na sustentabilidade das empresas. Ao mesmo tempo, existem muitas oportunidades para os pioneiros e os investidores também poderem se beneficiar delas.
Diante desse cenário, as mudanças climáticas se tornaram um risco de investimento. Mas por outro lado, as empresas com operações sustentáveis atraem o interesse dos investidores e se beneficiam de um quadro político favorável.
Cada vez mais investidores estão se certificando de que seu dinheiro seja usado para apoiar empresas que operam de forma ecologicamente correta. Vamos trazer agora, cinco formas de gerar valor com o E e mostrar como o investimento no meio ambiente é valioso.
#1 Crescimento
Ter uma forte proposta ambiental ajuda as empresas a explorarem novos mercados e expandir para os existentes. No mercado, os clientes dizem que estão dispostos a pagar mais por produtos ecologicamente corretos em vários setores, incluindo automotivo, construção, eletrônicos e categorias de embalagens.
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As recompensas por atender às demandas do consumidor por produtos ou serviços ecologicamente corretos são reais.
Veja o exemplo: quando a Unilever desenvolveu o Sunlight, uma marca de detergente líquido que usava muito menos água do que suas outras marcas, as vendas da Sunlight e de outros produtos de economia de água da Unilever ultrapassaram o crescimento da categoria em mais de 20% em vários mercados com escassez de água.
#2 Redução de custos
Entre outras vantagens, o “E” pode ajudar a estancar as despesas operacionais crescentes de uma empresa, incluindo os custos reais de água, carbono e matérias-primas. Existe uma correlação significativa entre a eficiência dos recursos de uma empresa e a solidez de seu desempenho financeiro.
Considere a 3M, que economizou US $ 2,2 bilhões desde o lançamento em 1975 de seu programa, “A prevenção da poluição compensa” (3Ps), que envolve reformulação de produtos, melhoria de processos de fabricação, redesenho de equipamentos, reciclagem e reutilização de resíduos da produção.
A FedEx pretende converter toda a sua frota de 35.000 veículos em motores elétricos ou híbridos. Até o momento, ela converteu 20% dos veículos, o que reduziu o consumo de combustível em mais de 50 milhões de galões. افضل مواقع المراهنات
#3 Intervenções regulatórias reduzidas
O gerenciamento cuidadoso das questões ambientais pode aliviar a pressão regulatória sobre as empresas e reduzir o risco de ações governamentais adversas, permitindo-lhes alcançar maior liberdade estratégica.
O valor em jogo para o seu negócio pode ser maior do que você pensa: análises indicam que um terço dos lucros corporativos normalmente correm risco de intervenção do Estado. Para os setores automotivo, aeroespacial, de defesa e tecnologia, em que os subsídios do governo prevalecem, o valor em jogo pode ser ainda maior
#4 Produtividade dos funcionários
Uma empresa com histórico de impacto ambiental positivo pode achar mais fácil atrair e reter funcionários de qualidade, motivá-los incutindo um senso de propósito e aumentar a produtividade.
A satisfação do funcionário está positivamente correlacionada com o retorno para o acionista. Alex Edmans, da London Business School, descobriu que as empresas que figuraram na lista das “100 Melhores Empresas para Trabalhar” da Fortune, geraram retornos de ações de 2,3% a 3,8% mais altos por ano do que seus pares em um horizonte superior a 25 anos.
Além disso, há muito tempo se observa que os funcionários com um senso não apenas de satisfação, mas também de conexão têm um desempenho melhor. كيفية لعبة روليت
Um registro ambiental questionável, por outro lado, pode diminuir a produtividade. Os exemplos mais flagrantes são greves, lentidão de trabalhadores e outras ações trabalhistas. As restrições de produtividade também podem se manifestar em toda a cadeia de suprimentos da sua empresa.
Os fornecedores primários muitas vezes subcontratam partes de grandes pedidos para outras empresas ou contam com agentes de compras, e os subcontratados são normalmente administrados de forma flexível, às vezes com pouca supervisão de suas práticas ambientais.
#5 Otimização de investimentos e ativos
Uma proposta ambiental forte pode aumentar os retornos ao alocar capital para oportunidades mais promissoras e sustentáveis (por exemplo, energias renováveis, redução de resíduos e depuradores).
Também pode ajudar as empresas a evitarem investimentos que podem não render devido a questões ambientais de longo prazo.
Levar em consideração o retorno do investimento requer que você comece a partir da linha de base adequada: uma abordagem de não fazer nada é geralmente uma linha em rompimento, não uma linha reta. Continuar a depender de plantas e equipamentos que consomem muita energia, por exemplo, pode drenar dinheiro daqui para frente. 1xbet موقع
Como vimos, a ligação das questões ambientais “E” à criação de valor é sólida. Em um mundo onde as preocupações ambientais estão se tornando mais urgentes, as cinco alavancas descritas acima podem fazer a diferença.
Ao enfatizar o “E”, de ambiental, os investidores não devem, entretanto, subestimar a influência dos outros dois fatores na tríade ESG. A boa governança corporativa (“G”) e o engajamento social (“S”) frequentemente também influenciam e reforçam os esforços da empresa para proteger o meio ambiente e o clima.
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