Sustentabilidade nas Olimpíadas 2021

A busca pela sustentabilidade e pelos cuidados com o meio ambiente tem se tornado cada vez mais evidente na atualidade – tanto em âmbito empresarial, quanto na sociedade e em grandes eventos como as Olimpíadas.

Com o conceito “Sejamos melhores, juntos – Para o planeta e para as pessoas”, a Olimpíada de Tóquio de 2021 é vista como a mais sustentável da história. O intuito dos organizadores foi fomentar e desenvolver a consciência ambiental, a partir de compras totalmente sustentáveis que fornecem uma cadeia de suprimentos e serviços verdes.

De acordo com o site Exame Invest, a organização das Olimpíadas tomou todas as medidas possíveis para reduzir o impacto causado pelo evento – que inclusive, também é o mais caro até então.

Mas o que foi feito para tornar um evento mundial como esse, um exemplo de sustentabilidade? Continue lendo e confira!

Olimpíadas 2021: objetivos sustentáveis

Segundo o Comitê Olímpico, o intuito de toda a organização das Olimpíadas de Tóquio é reciclar cerca de 65% dos resíduos gerados durante os jogos, e reutilizar 99% de tudo o que foi adquirido exclusivamente para eles. Deste modo, espera-se uma grande redução do carbono promovida pelo evento.

Dentro das ações sustentáveis definidas pelos organizadores, objetiva-se ainda promover a economia circular como uma “herança” para os mais de 14 milhões de habitantes futuros de Tóquio.

É nítido o alcance mundial das Olimpíadas, e a partir dos resultados de um compromisso sustentável, o Comitê Organizador anseia gerar impactos positivos não só no momento atual do globo, mas também nos eventos futuros e em diversos outros tipos de esporte.

Escolhas verdes

Como o intuito dos organizadores é tornar essas Olimpíadas as mais sustentáveis da história, inúmeros pontos importantes foram centro de atenção na hora da escolha de produtos totalmente sustentáveis – tanto o produto em si, quanto seus fornecedores. Confira algumas escolhas verdes:

Tocha Olímpica

Pesando aproximadamente 1,2 kg, a tocha olímpica foi produzida com 30% de resíduos de alumínio O material foi reutilizado de casas temporárias construídas em 2011 para a população desabrigada por conta do terremoto que aconteceu no ano. O designer responsável é o Tokujin Yoshioka.

Medalhas com materiais reciclados

Os metais utilizados para a produção das medalhas deste ano, são provenientes de cerca de 6 milhões de celulares descartados e lixos eletrônicos que foram derretidos. Ao total, foram confeccionadas 5 mil medalhas com 32 kg de ouro, 3.500 kg de prata e 2.200 kg de bronze.

Pódios de plástico reciclado

Os vencedores dos jogos receberão suas medalhas em pódios feitos de plástico reciclado impressos em impressoras 3D. O material usado para essa produção foi recuperado de oceanos e também doado pela população. No final do evento, grande parte dos pódios serão doados e convertidos em recipientes para produtos de higiene e limpeza.

Camas de papelão

Os profissionais, que trabalham na comissão de organização e os atletas, dormirão sobre camas feitas de papelão e colchões produzidos de um composto químico reciclável, o polietileno – a empresa responsável por produzir tais camas é a Airweave.

Eletrodomésticos de acordo com a necessidade

O comitê  das Olimpíadas não comprou televisores, geladeiras e outros eletrodomésticos especificamente para o evento. Esses produtos serão alugados conforme a necessidade dos atletas, que têm acesso a uma área de refeições totalmente estruturada na sede. Os aparelhos de ar-condicionado instalados nos quartos, serão doados após o término do evento para pessoas que residem em áreas atingidas pelo tsunami e terremoto do ano de 2011.

Praça de habitação feita de madeira reaproveitada

A madeira utilizada para produzir a praça do evento foi construída com madeira reaproveitada, que foi doada por cerca de 63 cidades do Japão e será devolvida no término das Olimpíadas.

Uniformes de garrafa pet

Os uniformes disponibilizados para quem carregará a tocha olímpica, como shorts, camisetas e calças, foram feitos a partir de plásticos coletados e disponibilizados pela empresa Coca-Cola.

Todos os itens fornecidos para os atletas e organizadores são totalmente seguros à saúde de todos. O foco do Comitê das Olimpíadas de Tóquio é incentivar o mundo, como um todo, a adotar a sustentabilidade como uma meta. O exemplo dado nos jogos promete atingir positivamente toda a população.

Entenda o que são aquisições verdes.

Categorias

SOLUÇÕES INTELIGENTES PARA RESULTADOS TRANSFORMADORES

Transformação digital para negócios que visam alta performance.

Recent Posts

Você conhece a Codex?

Inscreva-se em nossa newsletter

E receba conteúdos exclusivos diretamente
na sua caixa de entrada.