Os desenvolvimentos na ciência da informação geográfica (GIS) transformaram a forma como os pesquisadores em uma variedade de campos coletam e analisam informações sobre as mudanças climáticas e o mundo ao nosso redor.
Os cientistas obtêm informações valiosas em áreas como geologia e meteorologia reunindo dados de sensoriamento remoto e implementando ferramentas geoespaciais. Essa possiblidade é particularmente importante no estudo das mudanças climáticas globais.
Os cientistas atribuem as transformações climáticas a problemas como eventos extremos, aumento do nível do mar e derretimento de geleiras à emissão de dióxido de carbono e outros gases de efeito estufa na atmosfera.
O nível em que o ambiente será afetado pelas transformações no clima é denominado vulnerabilidade. Nesse sentido, a tecnologia GIS tem muito a oferecer para mitigar os efeitos e até prevenir e gerar alertas para possíveis catástrofes ambientais, e é isso que iremos mostrar a seguir. Acompanhe!
O QUE É GIS?
GIS significa Sistemas de Informação Geográfica e é uma ferramenta baseada em computador que examina relações espaciais, padrões e tendências na geografia. Os Sistemas de Informações Geográficas (GIS) armazenam, analisam e visualizam dados para posições geográficas na superfície da Terra.
Dados sem referência espacial não fornecem contexto geográfico. E sem ele, não podemos entender completamente o mundo em que vivemos hoje. É por isso que precisamos de GIS e entender como isso está causando um impacto substancial em nossas vidas diárias (que talvez você nem perceba).
COMO O GIS ATUA SOBRE OS PONTOS VULNERÁVEIS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS
À medida que continuamos a enfrentar as repercussões das mudanças climáticas, o GIS será uma ferramenta crítica para fornecer dados em tempo real em emergências. Governos podem implantar os serviços necessários durante desastres naturais usando drones para mapear incêndios florestais e pontos quentes ou drenar águas de enchentes para proteger vidas humanas mostrando para onde a água precisa ser direcionada.
As futuras inovações do GIS podem incluir a integração de realidade aumentada (AR) para visualizar planícies geográficas inteiras ou planos de manutenção interativos orientados por dados com GPS de alta precisão em um telefone ou tablet.
Leia também: Dados GIS: democratização e transparência para o desenvolvimento sustentável
A integração de GIS com (internet das coisas) IoT para coleta de dados baseada na comunidade evoluirá. Por exemplo, à medida que mais casas instalam sensores de qualidade do ar, esses dados podem ser compartilhados e usados por planejadores de cidades, agências de saúde pública e empresas para direcionar o fornecimento de filtros de ar ou a distribuição de máscaras N-95 durante a temporada de incêndios florestais.
GIS CAPACITA PARA A INOVAÇÃO
O software de mapeamento GIS oferece aos usuários acesso a ferramentas poderosas para criar mapas e adicionar elementos como texto, imagens e vídeo. Particularmente em conjunto com aplicativos oferecem infinitas possibilidades de coleta e visualização de informações espaciais e personalização de mapas. Os usuários criam projetos para:
- Destacar a demografia de uma região;
- Rastrear a disponibilidade de recursos naturais ao longo do tempo;
- Fazer um gráfico do crescimento das culturas e capturar evidência de doenças;
- Demonstrar como as mudanças nas condições ambientais afetam a preservação de um sítio histórico.
Montar mapas com flexibilidade e para diversos fins, tem um impacto crescente na vida cotidiana, influenciando o progresso na infraestrutura de cidades inteligentes. Com amplos dados de localização, agências governamentais e empresas privadas podem fornecer serviços com mais eficiência e criar estratégias de desenvolvimento sustentável.
Mapas personalizados podem ser aplicados a projetos de realidade aumentada que fornecem aos usuários, detalhes úteis vinculados a um local específico.
Todos temos a responsabilidade de contribuir para um futuro melhor para nosso planeta e nossas comunidades. Praticar a gestão ambiental e atualizar a infraestrutura é importante, mas existem inúmeras outras maneiras de fazer uma diferença positiva com os dados – especialmente quando se trata de gerenciar e proteger os recursos naturais.
A tecnologia GIS fortalece todos esses esforços. A inovação e o investimento contínuos no desenvolvimento dessa tecnologia incrivelmente produtiva são ótimos para todos.
Conheça nossos projetos GIS! Fale com um de nossos consultores!