Empresas e mudanças climáticas: 9 ações para combatê-las

O que as empresas podem fazer para auxiliar na luta contra as mudanças climáticas?

Cada empresa tem um nível diferente de impacto no planeta, mas, como um todo, contribuímos para as mudanças climáticas. A jornada de cada organização para se tornar ambientalmente sustentável é única, mas é muito importante começar agora e acertar.

Sabemos que, devido aos resultados das mudanças climáticas, muitas empresas são e serão, no futuro, muito afetadas e de maneiras diferentes. No entanto, muitos não sabem o que podem fazer para ajudar a combatê-lo.

Aqui estão 9 ações que todas as empresas podem implementar para fazer sua parte na luta contra o aquecimento global.

COMO SUA EMPRESA PODE AJUDAR A COMBATER A MUDANÇA CLIMÁTICA

Um relatório conduzido pelo Carbon Disclosure Program (CDP)  pedia às empresas que calculassem como as mudanças climáticas poderiam afetar seus negócios financeiramente. Depois de analisar as inscrições de 215 das 500 maiores corporações do mundo, o CDP descobriu que as organizações enfrentam potencialmente US$ 1 trilhão em custos relacionados às mudanças climáticas a partir dos próximos cinco anos.

E não são apenas as Fortune 500 e Wall Street que sofreriam perdas substanciais, porque quando o meio ambiente perde, o mundo inteiro perde. No entanto, se você acha que isso é apenas um problema para empresas que dependem de petróleo, gás natural ou outros recursos naturais, você também está ignorando o assunto.

Qualquer empresa que use plásticos à base de petróleo (mais de 99% do plástico é produzido usando combustíveis fósseis) ao longo de sua cadeia de suprimentos ou que gere resíduos de alimentos emissores de metano tem um papel a desempenhar.

Assim, estamos trazendo 9 iniciativas para que sua empresa se envolva na tarefa de combate as mudanças climáticas. Não há tempo a perder.

COMO ENGAJAR EMPRESAS NA LUTA CONTRA AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Embora as maiores organizações do mundo estejam assumindo compromissos por meio de coalizões, isso não será suficiente. Não importa o tamanho da empresa, influência ou disponibilidade de recursos, todo negócio pode e deve causar um impacto coletivo.  Veja 9 iniciativas:

1 – MEDIR E ANALISAR EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA

O primeiro passo para qualquer empresa que queira reduzir seu impacto no planeta e no meio ambiente e, portanto, ajudar a reduzir as mudanças climáticas, é medir suas emissões de gases de efeito estufa (GEE). Para isso, existem muitas agências privadas que são certificadas pela pegada de carbono e podem ajudar as empresas a medir suas emissões de CO2.

Uma vez conhecidas as emissões de GEE, elas devem ser analisadas para ver quais das atividades da empresa são as mais poluentes. Feita essa análise, as empresas podem começar a considerar soluções para reduzir suas emissões.

2 – REDUÇÃO DO CONSUMO DE ENERGIA

Desligar as luzes do escritório à noite, diminuir um pouco o aquecimento ou o ar condicionado ou tirar os aparelhos da tomada quando não for necessário são algumas boas ações que podem ser implementadas. Além disso, ao prestar mais atenção a outras iniciativas do dia a dia, é possível reduzir o consumo de energia e, assim, o impacto no clima.

3 – DÊ UMA CHANCE ÀS ENERGIAS RENOVÁVEIS

Hoje, cada vez mais pessoas optam por energias renováveis e esta também é uma solução interessante para as empresas. Evitar combustíveis fósseis reduz significativamente a pegada climática.

4 – REDUZIR O DESPERDÍCIO E COMBATER A OBSOLESCÊNCIA

Outra forma é reduzir a quantidade de resíduos gerados pelo negócio. Quer se trate de resíduos industriais de uma grande empresa ou resíduos de papel de uma pequena e média empresa (PME), afinal, todas produzem resíduos.

Evitar copos e cápsulas descartáveis para a máquina de café e dar louça de cozinha aos colaboradores em vez disso, reduzir o número de impressões, reutilizar papéis como rascunhos, separar corretamente os resíduos para reciclagem entre outros.

São muitas as soluções possíveis dependendo das instalações (escritório ou fábrica) e o core business (núcleo do negócio) de uma organização, e motivar os funcionários para proporem boas sugestões e adotar uma mentalidade eco empreendedora.

Também é importante usar os equipamentos e dispositivos de forma adequada para evitar que se deteriorem mais rapidamente e para consertar os aparelhos quando quebram em vez de substituí-los por novos.

Relacionado:

Como ser ESG, a partir de suas práticas corporativas

3 dicas para desenvolver um perfil ESG na sua empresa

5 – OTIMIZE O TRANSPORTE DOS COLABORADORES

Como sabemos, o transporte é um dos maiores setores de emissões de gases de efeito estufa. Ao incentivar os funcionários a usar o transporte público, a carona com outros colegas que moram nas proximidades, as empresas podem reduzir significativamente suas emissões indiretas de CO2 e, portanto, seu impacto nas mudanças climáticas.

6 – ESCOLHA INFRAESTRUTURAS E EQUIPAMENTOS MAIS VERDES

É também possível optar por infraestruturas e equipamentos mais amigos do ambiente. Dessa forma, as empresas podem montar uma frota de veículos híbridos ou até elétricos para renovar os carros de seus funcionários de acordo com as mais recentes normas ambientais.

Ou quando chegar a hora de comprar novas impressoras, condicionadores de ar, laptops, telas, lâmpadas ou materiais de escritório, se os antigos não puderem ser consertados ou forem necessários mais, escolha o mais eficiente (em termos de energia) e sustentável.

7 – ESCOLHA FORNECEDORES SUSTENTÁVEIS

Cada empresa também tem uma responsabilidade em relação aos parceiros que escolhe. Escolher um fornecedor também é uma escolha ecológica (ou não, dependendo do fornecedor). Por isso, as organizações devem se esforçar para escolher aqueles demonstrem ter boas práticas ambientais.

De fato, as corporações que desejam obter certificações de sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa, como Global Reporting Initiative (GRI) ou Empresa B, que visa como modelo de negócio o desenvolvimento social e ambiental, costumam ver suas operações revisadas.

E, no processo, as operações dos fornecedores também podem ser contabilizadas na pegada ecológica da própria empresa. Portanto, se você aspira à certificação pode até precisar pedir a seus fornecedores que adotem práticas mais sustentáveis (como dar comprovação de não empregar crianças e pagar salários justos ou descartar os resíduos de forma adequada), ou ainda ter que mudar para fornecedores mais sustentáveis se os antigos se recusarem a mudar.

8 – CONSCIENTIZE COLABORADORES, CLIENTES E OUTROS STAKEHOLDERS

Enquanto agente económico, as empresas têm também um papel de sensibilização dos seus colaboradores, consumidores, meios de comunicação social e outros stakeholders. Organizar concursos internos, hackathons ou campanhas para aumentar e melhorar a conscientização sobre questões de sustentabilidade é uma ótima ideia. Faça parceria com organizações externas, faça algo original, único, criativo e que fique sempre em mente.

Esses pequenos gestos criam gradualmente o terreno para as melhores práticas que os indivíduos reproduzem em casa e transmitem aos amigos… é o efeito bola de neve, por assim dizer.

9 – PROMOVA FORMAS DE TRABALHO AMIGAS DO AMBIENTE

Por fim, algumas formas de trabalho são mais ecológicas do que outras: o teletrabalho, por exemplo, tem muitas vantagens ecológicas. Pode-se considerar também as videoconferências que evitam que os funcionários se desloquem de carro para reuniões com clientes.

A burocracia também tem um forte impacto ambiental, assim como o computador e a Internet por causa dos servidores. Às vezes, evitar copiar uma empresa inteira em um e-mail que diz respeito apenas a um departamento pode economizar muitas emissões de CO2.

Então, quantas dessas 9 ações foram implementadas? E quais não foram? Veja como sua empresa pode ser tornar mais sustentável e comece hoje mesmo a criar uma mudança!

Embora não haja um manual definitivo para as empresas lidarem com as mudanças climáticas, há orientação para quem a procura. Para analisar a responsabilidade social, ambiental, de governança e econômica do seu negócio e começar sua estratégia sustentável conheça a Plataforma Legaro!  

Categorias

SOLUÇÕES INTELIGENTES PARA RESULTADOS TRANSFORMADORES

Transformação digital para negócios que visam alta performance.

Recent Posts

Você conhece a Codex?

Inscreva-se em nossa newsletter

E receba conteúdos exclusivos diretamente
na sua caixa de entrada.