Qual a diferença entre investimento sustentável e investimento de impacto?

Hoje, os investidores exigem opções de aplicações mais responsáveis ​​a fim de criar investimentos de impacto positivo e apoiar as empresas mais sustentáveis. O investimento sustentável equilibra o investimento tradicional com percepções ambientais, sociais e de governança (ESG), para melhorar os resultados de longo prazo.

De muitas maneiras, o investimento sustentável pode ser visto como parte da evolução do investimento. Já o investimento de impacto, é um termo criado em 2007, para descrever práticas de investimento destinadas a gerar impacto social e/ou ambiental, junto com um retorno financeiro. Ele também consiste em fazer investimentos para gerar impactos positivos e mensuráveis. 

Este post traz as diferenças entre investimento sustentável versus investimento de impacto – dois caminhos de investimento ecologicamente corretos e semelhantes, mas com abordagens muito diferentes. Confira!

Não confunda investimento de impacto e investimento sustentável!

O investimento sustentável (também conhecido como investimento ESG) e investimento de impacto são frequentemente confundidos, e com razão. No entanto, eles são muito diferentes na forma de atuação.

Os investimentos sustentáveis olham principalmente para as operações da empresa e determinam se elas têm métricas “positivas” de Meio Ambiente, Social e Governança (ESG) ou, pelo menos, nenhuma métrica “negativa”.

Por outro lado, o investimento de impacto dá mais atenção aos próprios produtos e serviços que uma empresa oferece e que têm um impacto mais direto nas áreas de sustentabilidade e bem-estar social. 

Uma empresa de investimento de impacto ainda precisa ter boas práticas ambientais, sociais e de governança em suas operações. No entanto, seu foco está principalmente na venda de soluções, produtos e serviços que ajudem o mundo a atingir seus objetivos de sustentabilidade.

Ou seja, o investimento sustentável permite que os investidores garantam que não estão investindo em empresas com um impacto líquido negativo, enquanto o de impacto garante que haja um resultado líquido positivo.

Tipos de investimento de impacto

Uma vez que existe uma ampla gama de áreas em que os investidores estão interessados ​​em ver um efeito positivo, bem como as expectativas de desempenho, existem, por natureza, vários domínios de investimento de impacto. Os tipos comuns incluem:

  • Títulos Verdes;
  • ETFs socialmente responsáveis;
  • Investimentos de impacto do setor privado.

Mas como você pode ver aqui, esse não se limita a um tamanho ou a um tipo de veículo de investimento. Como não há regulamentação sobre a definição de investimento de impacto, todas as áreas abaixo podem atuar como potenciais dessa aplicação.

Tipos de investimento sustentável

Os critérios ambientais, sociais e de governança (ESG) são um conjunto de padrões para as operações de uma empresa que os investidores socialmente conscientes usam para avaliar os investimentos potenciais. 

As práticas de negócios voltadas para ESG ganharam mais força e as empresas de investimento estão cada vez mais acompanhando seu desempenho, oferecendo diferentes opções para os investidores.

Ações 

Os estoques verdes estão se tornando mais competitivos devido ao crescimento da consciência climática, tecnologias avançadas e baixo custo de tecnologia limpa.

Títulos

Os projetos financiados por títulos verdes têm como foco a eficiência energética, redução da poluição, transporte e tecnologias verdes inovadoras.

Fundos negociados em bolsa

ETFs são fundos de investimento que estão sendo negociados em bolsas de valores, da mesma forma que ações.

Fundos de hedge

Os gestores de fundos de hedge estão priorizando ESG para acompanhar as demandas dos investidores, garantindo o cumprimento de critérios centrados em valores corporativos e produção sustentável.

Portanto, agora que mostramos a diferença entre investimento sustentável e investimento de impacto, o próximo estágio de desenvolvimento dependerá fortemente da liderança do seu setor e da inovação no pensamento e na prática de investimento. 

Conheça a B2i: a plataforma de atratividade de investimentos da Codex

Categorias

SOLUÇÕES INTELIGENTES PARA RESULTADOS TRANSFORMADORES

Transformação digital para negócios que visam alta performance.

Recent Posts

Você conhece a Codex?

Inscreva-se em nossa newsletter

E receba conteúdos exclusivos diretamente
na sua caixa de entrada.