O que é uma pontuação ESG e como ela é calculada?

Com as questões ambientais, sociais e de governança crescendo com destaque em todos os setores, a capacidade de gerenciar riscos e oportunidades ESG tem se tornado cada vez mais importante para os resultados financeiros. 

Mas para calcular o passivo ESG, ou seja, o saldo de obrigações que compõem os investimentos da sigla, uma empresa precisa primeiro saber seu score (pontuação) ESG.

A pontuação ESG de uma organização é uma maneira de, internamente, e também para o ecossistema corporativo mais amplo, avaliar e compreender o desempenho nas questões que envolvem a sigla.

Assim como na construção da reputação corporativa, existe uma lacuna entre a realidade e a percepção. =

Agora que você já sabe um pouco sobre o que é uma pontuação ESG, vamos apresentar mais detalhes e a forma como ela é calculada. 

Por que você precisa de uma pontuação ESG? 

Além de compreender sua posição, existem inúmeras razões que explicam por que uma empresa precisa de uma pontuação ESG. Talvez as mais significativas sejam o rápido aumento dos investimentos com esses critérios, e a crescente de investidores procurando carteiras de ativos sustentáveis. 

Uma pontuação ESG é um alerta que deve focar nas responsabilidades dos membros do conselho, onde estão os riscos e oportunidades, e como eles estão se saindo em relação a um setor mais amplo.

Com uma conexão confiável demonstrada entre o forte desempenho em questões relevantes de ESG e o financeiro, essas pontuações são usadas por investidores institucionais e independentes para identificar empresas com probabilidade de oferecer bons retornos. Gestores de ativos estão equiparando uma boa classificação ESG a lucros saudáveis.

Um excelente perfil ESG também atrai outros grupos de partes interessadas. Os funcionários procuram combinar suas próprias prioridades com as de empregadores em potencial – eles observam atentamente suas políticas ambientais, sociais e de governança. 

Encontre os melhores talentos, seja bem-visto

Uma pontuação ESG ajudará as empresas a contratarem os melhores talentos. 

Internamente, uma pontuação derivada da ponderação de passivos ESG em uma ampla gama de questões, levando em consideração fatores específicos do setor, permitirá que as empresas identifiquem oportunidades e riscos ESG.

Se as áreas em que a empresa tem uma pontuação elevada corresponderem a fatores que são autênticos ao seu propósito, então é mais provável que sejam financeiramente relevantes. 

Por exemplo, a redução do consumo de combustível terá mais impacto para uma companhia aérea do que para um banco comercial; ao mesmo tempo, alocar uma porcentagem dos lucros para resgatar abrigos irá agradar os clientes de uma empresa de alimentos para animais de estimação.

Cuidados com a comunicação 

Uma pontuação ESG será menos responsiva aos comunicados sobre iniciativas ambientais. No entanto, é importante informar as credenciais ESG da empresa, para fechar qualquer lacuna entre a percepção e a realidade. Garantir que todas as partes interessadas entendam a posição ESG não é apenas função da equipe de comunicação. قوانين لعبة الروليت  

Para um assunto tão abrangente, cada funcionário atua efetivamente como um emissário e representante do espírito ESG da empresa.

Como é calculada uma pontuação ESG? 

Com a necessidade crescente de quantificar o desempenho ESG de uma organização, surgiram diferentes sistemas de pontuação. Existem empresas de análises que oferecem vários processos de cálculo para os clientes, mas, vale lembrar que elas fornecem a medição da percepção e não da realidade, e que os sistemas de dados ESG podem ser amplamente subjetivos. الرهان على سباق الخيل

Metodologias inconsistentes dificultam o entendimento das organizações sobre a origem de sua pontuação – sem contar que a pontuação varia de acordo com o analista que empregam. 

Um sistema de pontuação confiável deve ser objetivo, preciso e consistente. Ele precisa ser capaz de fornecer pontuações comparáveis ​​para empresas em todos os setores e locais – e ainda deve abranger as percepções de todas as partes interessadas.

Leia também: Pensar em sustentabilidade pode mudar o rumo da sua empresa!

As classificações e pontuações ESG são frequentemente baseadas na auto-revelação voluntária da empresa e em dados parciais. Para ser preciso e analisar a velocidade de desenvolvimento das questões ESG, são necessários dados mais abrangentes. 

Para esse fim, um sistema de pontuação ESG deve incluir análise em tempo real de notícias impressas, online e transmitidas publicamente e em conteúdo de mídia social. Seu escopo deve abranger tudo, desde relatórios a blogs, divulgações regulatórias e comunicações de ONGs.

Utiliza tecnologia para obter todo o volume de dados 

O processo deve levar em consideração o volume de cobertura, participação de voz, influência da fonte e destaque do assunto. Para analisar todos esses dados de conteúdo, a pontuação ESG requer o uso de ferramentas como aprendizado de máquina e tecnologia de processamento de linguagem natural (PNL), combinada com supervisão humana especializada.

Para ajudar a eliminar a subjetividade, as pontuações podem ser indexadas em relação a benchmarks universalmente aceitos, como a taxonomia padrão do Conselho de Padrões Contábeis de Sustentabilidade (Sustainability Accounting Standards Board (SASB). Isso oferece uma estrutura de relatório abrangente de questões ESG por setor.

O SASB desenvolve padrões contábeis para métricas de sustentabilidade, permitindo que as empresas façam relatórios sobre questões ESG financeiramente relevantes de forma sistemática. 

Ao incluir essas contas em seus relatórios anuais, as empresas podem garantir que suas pontuações ESG sejam mais precisas e, portanto, mais úteis para a governança corporativa e decisões de investimento.

Portanto, como vimos, quanto mais confiável for uma pontuação ESG, mais consistentemente ela será calculada e referenciada, maior será o impacto que ela terá no desempenho de longo prazo, gerenciando riscos e oportunidades, incentivando investimentos de impacto e conduzindo a governança corporativa para criar um negócio mais sustentável.

Quer uma ferramenta que te ofereça um cenário preditivo para seus investimentos? Conheça a B2i: a plataforma de atratividade de investimentos da Codex

Categorias

SOLUÇÕES INTELIGENTES PARA RESULTADOS TRANSFORMADORES

Transformação digital para negócios que visam alta performance.

Recent Posts

Você conhece a Codex?

Inscreva-se em nossa newsletter

E receba conteúdos exclusivos diretamente
na sua caixa de entrada.